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O “milagre” da multiplicação de laudos e diagnósticos de autismo

Autismo: um desafio para famílias e escolas

Há alguns dias fui interpelado por colegas de trabalho sobre uma escola, no interior do estado do Rio de Janeiro, que haveria apresentado, aproximadamente, 50 novas crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse número alarmante me fez pensar sobre algo crucial, nestes tempos modernos e de excesso de informação. O que estaria acontecendo? Um superdimensionamento diagnóstico ou aumento real no número de casos de autismo?

Diante dessa inquietação e desses questionamentos, convido você a tentar responder essas questões até o final deste artigo.

A escola e a família diante dos desafios do neurodesenvolvimento

Em primeiro lugar, gostaria de ponderar sobre o panorama histórico dos transtornos do neurodesenvolvimento usando o TEA como exemplo. Muitas vezes, esquecemos que estamos navegando em mares totalmente desconhecidos. Ou, na verdade, mal saímos do porto desse complexo mundo do neurodesenvolvimento humano.

Donald Grey Triplett, o chamado “caso 1”
Donald Grey Triplett, o chamado “caso 1” do Transtorno do Espectro do Autista (TEA)

Em junho deste ano faleceu o primeiro paciente diagnosticado com autismo (distúrbio autístico do contato afetivo – 1938). Chamava-se Donald Grey Triplett, e sua história ficou famosa devido a forma como a pequena cidade em que morava tomou em relação à família Triplett. Acolhendo integralmente o pequeno Donald e caminhando junto com ele em seu crescimento, sem nenhum preconceito contra a sua forma de agir ou pensar. O maravilhoso dessa história é que Donald chegou à velhice sem que nenhuma porta tivesse sido fechada para ele ou para sua singular forma de viver na sociedade em que crescia.

Fica claro, então, como a neurociência está apenas engatinhando no seu percurso científico. E, também, que estamos apenas na primeira geração de estudos sobre os problemas e desafios nos transtornos do neurodesenvolvimento. Diante disso, precisamos ter, no mínimo, uma dose aguçada de humildade e paciência quando deparamos em nossa caminhada, familiar ou educacional. Especialmente, com situações similares à história de Donald (autismo).

Autismo: um desafio para famílias e escolas

Explosão de casos de autismo

Mas, por que em menos de 70 anos ocorreu uma explosão de casos? Segundo pesquisa realizada em 2018, no artigo “Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among US Children and Adolescents”, os diagnósticos de TEA aumentaram 600% nos últimos 10 anos.

Em 2018, estimava-se 1 caso para cada 39 pessoas, após novas pesquisas, em 2022, estima-se 1 caso para cada 30 pessoas. Seria como se, em cada sala de aula, tivesse pelo menos um aluno dentro do espectro autista e alguns outros alunos com outras dificuldades neurocognitivas.

Um fator significativo para o aumento do número de casos na última década se deve, também, ao fato de que, à implementação do DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, criado pela Associação Americana de Psiquiatria), foi acrescentado ao diagnóstico de TEA e outros transtornos. Como, por exemplo, a síndrome de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI) e o Transtorno Geral do Desenvolvimento (TGD), aumentando consideravelmente o número de casos. Mas, isso não explicaria o porquê de os casos continuarem aumentando.

Estudos mais recentes confirmam a predisposição genética do autismo, como também enfatizam que uma porcentagem considerável – entre 3% e 4% dos casos –, estariam diretamente ligados ao ambiente fetal. Onde algumas situações se tornaram importantes fatores de risco, tais como: prematuridade, malformações cerebrais, cardiopatias congênitas ou doenças cerebrais por exposição às drogas durante a gestação.

Superdimensionamento ou aumento real de casos de autismo?

Então, retornando ao nosso questionamento inicial, estamos vivendo essa escalada do aumento do número de casos devido a uma melhora diagnóstica ou devido a um real aumento quantitativo no número de casos?

O que percebemos na prática, hoje em dia, é que as duas situações são verdadeiras e estão acontecendo ao mesmo tempo.

Me arrisco a dizer que existe ainda uma terceira causa, a falta de conhecimento acerca dos critérios diagnósticos. O que, de fato, empurra famílias inteiras para dúvidas que não precisam existir se estivessem sendo expostas a profissionais da saúde e da educação devidamente capacitados. Certamente, os que poderiam aplacar as angústias e a ansiedade de uma família que carece de apoio em seus desafios diários no percurso neuropsicológico dos seus filhos.

Sim, infelizmente, é isso o que ocorre. E, tratando-se de um assunto tão novo na área da neurociência, profissionais e familiares ainda desconhecem os critérios que definem (ou não) se uma pessoa se encaixa dentro de um transtorno do neurodesenvolvimento.

Autismo: um desafio para famílias e escolas

Investigação diagnóstica do autismo

Costumo dizer que o diagnóstico não pode ser apenas uma foto, registrando um único momento. Mas, sim, um filme que situa episódios de dificuldades neuropsicológicas dentro de uma história de vida.

Dessa forma, o papel da Investigação Diagnóstica vai muito além da exclusão, ou não, de déficit intelectual ou limitações físicas cognitivas. Pois, com o mapeamento das funções mentais relacionadas com a aprendizagem é possível traçar um perfil característico do indivíduo em relação aos seus próprios desafios e dificuldades.

Este perfil neuropsicológico traçado lança o indivíduo a comparar-se consigo mesmo e rechaça um diagnóstico unilateral equivocado e friamente de natureza quantitativa que o compara aos outros de acordo com critérios estatísticos. Que, de fato, nem sempre expressam a singularidade neuropsicológica do sujeito em questão.

Autismo: um desafio para famílias e escolas

Maravilhoso mundo novoneuro divergente

O que fazer, então, diante deste maravilhoso mundo novo neurodivergente? Quando existe uma criança com singularidades neurofisiológicas, seja na família ou na escola, esta não irá necessariamente causar transtornos. No entanto, a ocorrência destes dependerá de múltiplos fatores, desde as crenças de educadores e pais até os recursos do ambiente para lidar com a situação.

Por isso, independentemente do aumento, ou não, do número de casos, a família, a escola e a sociedade, como um todo, devem estar preparadas para um nível de acolhimento que leve este sujeito de um nível de amplitude cognitiva menor para um nível de amplitude cognitiva cada vez maior. Com toda a certeza, são as significativas relações de afeto que o afirmam como um filho de Deus com um papel essencial em nossas vidas, e não apenas como um número estatístico preso a rótulos de um diagnóstico.

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