👉APRENDER É UMA JORNADA ÚNICA PARA CADA UM DE NÓS. Mas, para algumas pessoas, esse caminho pode apresentar desafios extras. Por isso, os transtornos de aprendizagem são como quebra-cabeças que precisam de peças especiais para se encaixar perfeitamente.
Os transtornos de aprendizagem são condições neurobiológicas que afetam a capacidade de uma pessoa em adquirir e utilizar habilidades acadêmicas, como leitura, escrita e matemática, principalmente.
Para apoiar alunos com transtornos de aprendizagem, é essencial implementar estratégias específicas que atendam às suas necessidades individuais. Algumas dessas estratégias incluem:
✅INTERVENÇÃO PRECOCE
Identificar os sinais de transtornos de aprendizagem o mais cedo possível, certamente, permite que os alunos recebam o suporte necessário desde o início de sua jornada educacional.
✅ENSINO PERSONALIZADO
Adaptar o método de ensino às necessidades do aluno. Ou seja, utilizar recursos visuais, auditivos e cinestésicos para facilitar a compreensão.
✅TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Ferramentas como softwares de leitura, aplicativos de organização e calculadoras especializadas, por exemplo, ajudam a superar dificuldades específicas.
✅AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INCLUSIVO
Criar um ambiente acolhedor e sem julgamentos, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas dificuldades e buscar ajuda.
✅COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS
Professores, psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas devem trabalhar juntos para desenvolver planos de ensino eficazes e integrados.
✅TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO
Capacitar educadores e familiares para reconhecer e lidar com transtornos de aprendizagem de maneira eficaz.
Com toda a certeza, essas estratégias pedagógicas fazem uma grande diferença no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos com transtornos de aprendizagem. Como resultado, promovem um ambiente escolar onde todos têm a oportunidade de aprender de forma plena, por meio de um ensino mais inclusivo e eficaz.
Este post da FTD Educação, explora o universo dos transtornos de aprendizagem, desmistifica alguns conceitos e oferece insights valiosos para educadores, pais e alunos. ✨😊
Nesse sentido, como sistema de ensino, a FTD Educação deseja que você aproveite as dicas e os insights sobre o que são e como identificar transtornos de aprendizagem.
👉 A nossa parceira FTD Educação publicou originalmente este conteúdo no Portal Conteúdo Aberto.
Transtornos de aprendizagem: o que são e como identificar?
Por FTD Educação
Em 2013, o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5. ed.) alterou os critérios diagnósticos dos Transtornos de Aprendizagem, combinando os transtornos de leitura, matemática e expressão escrita em um único diagnóstico abrangente.
Os transtornos de aprendizagem são condições do neurodesenvolvimento diagnosticadas geralmente na infância, mas podem não ser identificadas até a idade adulta.
Eles envolvem um comprometimento persistente em pelo menos uma das áreas principais: leitura, expressão escrita e/ou matemática.
Segundo o DSM-5, estima-se que entre 5% e 15% das crianças em idade escolar apresentem algum tipo de transtorno específico de aprendizagem. A dislexia, um dos transtornos mais comuns, por exemplo, afeta cerca de 20% da população, com igual incidência entre homens e mulheres.
Confira quais são os transtornos específicos de aprendizagem e como apoiar os estudantes nessa jornada. Boa leitura!
Quais são os transtornos de aprendizagem segundo o DSM-5?
Segundo o DSM-5, os transtornos específicos de aprendizagem são categorizados da seguinte forma:
👉DISLEXIA (transtorno da leitura)
Dificuldades persistentes na precisão ou fluência da leitura, que não correspondem ao nível de desenvolvimento da criança, caracterizam esse transtorno. Pode incluir dificuldades com precisão de leitura de palavras, fluência na leitura ou compreensão da leitura, por exemplo.
👉DISCALCULIA (transtorno da matemática)
Envolve dificuldades na realização de operações matemáticas, na compreensão de conceitos matemáticos ou na aplicação desses conceitos em situações do cotidiano.
👉DISGRAFIA (transtorno da expressão escrita)
Caracterizado por dificuldades na expressão escrita, que podem incluir gramática, ortografia, clareza ou organização textual abaixo do esperado para a idade da pessoa.
Características dos transtornos de aprendizagem
Os transtornos específicos de aprendizagem são condições do neurodesenvolvimento diagnosticadas geralmente na infância, mas podem não ser identificadas até a idade adulta.
Os transtornos envolvem um comprometimento persistente em pelo menos uma das áreas principais: leitura, expressão escrita e/ou matemática.
Estes transtornos causam prejuízos significativos no desempenho acadêmico ou nas atividades diárias e sociais da pessoa afetada, por isso, ter um olhar atento aos estudantes é crucial para auxiliá-los a traçar um bom caminho na sua jornada escolar.
👉 Como os transtornos de aprendizagem são classificados?
Os transtornos de aprendizagem são classificados em graus de gravidade: leves, moderados e graves, com serviços de acomodação e suporte ajustados conforme o nível do transtorno, visando facilitar o funcionamento eficaz da pessoa afetada.
👉 Associações com outros transtornos específicos de aprendizagem
Frequentemente, os transtornos específicos de aprendizagem coexistem com outros distúrbios do neurodesenvolvimento, como o TDAH, além de estarem associados a quadros de ansiedade.
Os impactos de não ter diagnóstico de transtornos de aprendizagem
Transtornos de aprendizagem, se acaso não forem identificados e gerenciados adequadamente, podem ter repercussões significativas ao longo da vida de uma pessoa.
Sem dúvida, um diagnóstico precoce e intervenções adequadas são essenciais para mitigar os desafios enfrentados pelos estudantes com esses transtornos. Aqui estão alguns dos impactos potenciais:
1️⃣ Menor desempenho acadêmico
Dificuldades persistentes na leitura, escrita ou matemática, com toda a certeza, podem levar a um desempenho abaixo do potencial acadêmico da pessoa, afetando seu progresso educacional e oportunidades futuras, por exemplo.
2️⃣ Sofrimento psicológico
A falta de reconhecimento e suporte pode resultar em estresse, ansiedade e baixa autoestima, especialmente se a pessoa enfrentar dificuldades constantes e não compreender as razões por trás delas.
3️⃣ Saúde mental prejudicada
Estudantes não diagnosticados com transtornos de aprendizagem têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão e transtornos de ansiedade, devido ao estresse crônico e às dificuldades enfrentadas na escola e no trabalho.
4️⃣ Desafios profissionais
Certamente, o desconhecimento dos transtornos de aprendizagem pode levar a dificuldades significativas no ambiente de trabalho, incluindo, por exemplo: desemprego, subemprego ou falta de progressão na carreira devido a dificuldades persistentes em tarefas que exigem habilidades específicas afetadas pelo transtorno.
5️⃣ Abandono escolar
Sem intervenção adequada, alguns estudantes podem se sentir desencorajados e desmotivados na escola, levando ao abandono precoce dos estudos e limitando suas oportunidades educacionais e profissionais futuras.
Em resumo, a falta de diagnóstico e suporte para transtornos de aprendizagem podem ter impactos profundos e duradouros na vida de uma pessoa. Afetando não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas também seu bem-estar psicológico e suas perspectivas de sucesso pessoal e profissional.
Portanto, é fundamental a conscientização, o diagnóstico precoce e a implementação de estratégias de intervenção para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.
Importância da intervenção precoce em transtornos específicos de aprendizagem
A intervenção precoce desempenha um papel crucial no manejo dos Transtornos Específicos de Aprendizagem (SLD). Quando os problemas são identificados cedo, porém, as intervenções podem ser implementadas de maneira mais eficaz, proporcionando às crianças a oportunidade de evitar dificuldades prolongadas no trabalho escolar e possíveis impactos negativos na autoestima.
Identificar transtornos de aprendizagem precocemente, com toda a certeza, permite que sejam desenvolvidos planos educacionais personalizados que abordem as necessidades específicas da criança. Isso pode incluir métodos de ensino adaptados, suporte adicional em áreas afetadas como leitura, escrita ou matemática, e estratégias para melhorar a confiança e a motivação do estudante.
Além de melhorar o desempenho acadêmico, intervenções precoces também ajudam a prevenir o desenvolvimento de problemas emocionais e psicológicos associados ao fracasso escolar repetido. Por isso, manter uma abordagem positiva e de apoio desde cedo pode ser crucial para promover uma imagem positiva de si mesmo e um senso de competência nas crianças afetadas.
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