FTD Educação + supersistema de gestão Diário Escola

Desafios e possibilidades para a educação bilíngue

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades

Por Bruna Tadross

O currículo bilíngue tem sido cada vez mais notabilizado dentro do cenário da educação brasileira. Certamente, essa demanda intensifica-se no Brasil a partir da busca por uma educação que visa a sociedade multilíngue e multicultural do século XXI.

Assim, frente a esse panorama atual, García (2007)1 reitera a relação do perfil dos estudantes no cenário mundial e a importância da implementação dos programas bilíngues nas escolas:

Dentro desse contexto, é evidente a importância de transpor o ensino de inglês para um currículo bilíngue interdisciplinar, tendo como base central o repertório diversificado multilíngue e plurilíngue dos estudantes e docentes.

A oferta de materiais didáticos e principalmente a transposição do analógico para o digital por meio de plataformas tem crescido exponencialmente. Todavia, o cenário do ensino de inglês continua enfrentando grandes obstáculos.

De acordo com a avaliação feita em 2018 para o exame internacional Pisa com jovens de 15 anos, a OCDE2 (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destacou que os estudantes brasileiros têm menor desenvolvimento em competências globais pela falta de interação com pessoas de diferentes países e por não terem o domínio de outros idiomas. Portanto, em consequência da falta do currículo bilingue, torna-se necessário desconstruir as práticas individuais e, ao mesmo tempo, oferecermos um amplo debate acerca das possíveis integrações e colaborações com a comunidade escolar para vencermos esse desafio global.

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades

Currículo bilíngue: conexão para integrar competências globais

Cada comunidade escolar possui especificidades conforme seu projeto político-pedagógico rico em detalhes e vivências. Sendo assim, uma parceria deve, em primeiro lugar, entender cada contexto escolar.

Então, é mais do que oferecer uma plataforma de conteúdos diversos. Vai além de reuniões esporádicas e observações de aulas isoladas, por exemplo. Sem dúvida, é necessário inspirar estudantes, educadores e mantenedores para todos serem participantes ativos da construção do currículo escolar integrado e bilíngue.

Assim, com o objetivo da formação dos jovens como sujeitos críticos, criativos e autônomos, criou-se a necessidade de pensarmos em soluções digitais capazes de proporcionar experiências coerentes com as áreas do conhecimento da BNCC para o novo Ensino Médio, visando praticar a cultura da colaboração de maneira bilíngue.

Dessa maneira, as escolas poderão ter a possibilidade de manter o excelente trabalho dentro de suas demandas diárias e estarem seguras de que uma solução parceira focará no currículo bilíngue e no desenvolvimento da motivação de sua equipe docente e de seus estudantes por meio de um material integrado com a missão e princípios de cada instituição. Como resultado, os projetos desenvolvidos pelos estudantes serão destaque em prol da solução de problemas locais e globais.

Por isso, precisamos construir narrativas que promovam ações para intensificar a conexão entre escolas, estudantes, professores e especialistas com o objetivo de expandir esforços individuais e nos levar à cultura da colaboração (SHIRKY, 2010) para o desenvolvimento da sociedade.

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades
(1) Cada vez mais, ao redor do mundo, crianças com diferentes perfis e práticas linguísticas compõem a sala de aula. É claro que língua estrangeira, segunda língua, e mesmo programas tradicionais de educação bilíngue não são mais suficientes quando as salas de aula são extremamente heterogêneas linguisticamente. Educação bilíngue tornou-se importante não apenas como uma forma de equalizar os diferenciais de poder entre línguas minoritárias e majoritárias, mas também uma maneira de ampliar o potencial plurilíngue dos alunos e responder ao multilingualismo do mundo. (GARCIA, 2015 p. 235, tradução nossa).
(2) https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54639035. Bibliografia: BORAHONA, Malba. English Language Teacher Education in Chile. A cultural historical activity theory perspective. Routledge, julho de 2015. BRITISH COUNCIL BRASIL. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. Teaching English. São Paulo, SP, 2014, p. 1-29. Disponível em: http://www.britishcouncil.org.br/sites/britishcouncil.br/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf&gt. Acesso em: 10 de outubro de 2017. COYLE, D., HOOD, P., & MARSH, D. CLIL: Content and language integrated learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010. GARCÍA, O. and Kleifgen, J. Educating Emergent Bilinguals. Policies, Programs and Practices for English Language Learners. New York: Teachers College Press, 2010. HOOD, Philip and MARSH, David. CLIL: Content and Language Integrated Learning. U.K: Cambridge University Press, 2010. MARTIN-JONES, M., Blackedge, A. and Creese, A. The Routledge Handbook of Multilingualism. Routledge. New York, 2015. MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e educação bilíngue – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. SHIRKY, Clay. Cognitive Surplus: How technology makes consumers into collaborators. Penguin Books, New York, 2010.

YourAccess

Acompanhe a YourAccess e tenha acesso a mais conteúdos sobre educação bilíngue e o uso da tecnologia e do ensino digital para a aprendizagem de uma segunda língua, através das nossas mídias: blog, Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

📚 Guia completo para matrículas de sucesso

Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!

Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!

Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.

Saiba mais!

Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀

🎯 Matrículas e rematrículas 2025

👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?

👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis

👋 Como fazer matrículas e rematrículas sem erros

Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.

Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.

Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!

Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:

Blog  ● Instagram  ● LinkedIn  ● Facebook  ● Pinterest  ● YouTube  ● Google

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

Mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil já experimentam a gestão inteligente e integrada do Diário Escola. Nosso supersistema conecta pessoas, unifica processos e centraliza dados em um só lugar. Assim, simplifica rotinas, impulsiona resultados acadêmicos e financeiros enquanto aproxima escolas e famílias.

Completo, fácil e seguro, o Diário Escola vai muito além de um ERP tradicional: integra finanças, pedagógico, acadêmico, comunicação e segurança com recursos que organizam e agilizam o dia a dia de toda comunidade escolar.

E agora, apresentamos a inovação mais recente: App Cantina Escola. Uma carteira digital integrada ao Diário Escola que torna o lanche mais rápido, prático e seguro para famílias, estudantes e escolas.

Quer ver na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Vem ser Diário Escola e transforme sua instituição em uma superEscola!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Parceiro

Parceiro

Feito com

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar