fbpx
FTD Educação + supersistema de gestão Diário Escola

Desafios e possibilidades para a educação bilíngue

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades

Por Bruna Tadross

O currículo bilíngue tem sido cada vez mais notabilizado dentro do cenário da educação brasileira. Certamente, essa demanda intensifica-se no Brasil a partir da busca por uma educação que visa a sociedade multilíngue e multicultural do século XXI.

Assim, frente a esse panorama atual, García (2007)1 reitera a relação do perfil dos estudantes no cenário mundial e a importância da implementação dos programas bilíngues nas escolas:

Dentro desse contexto, é evidente a importância de transpor o ensino de inglês para um currículo bilíngue interdisciplinar, tendo como base central o repertório diversificado multilíngue e plurilíngue dos estudantes e docentes.

A oferta de materiais didáticos e principalmente a transposição do analógico para o digital por meio de plataformas tem crescido exponencialmente. Todavia, o cenário do ensino de inglês continua enfrentando grandes obstáculos.

De acordo com a avaliação feita em 2018 para o exame internacional Pisa com jovens de 15 anos, a OCDE2 (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) destacou que os estudantes brasileiros têm menor desenvolvimento em competências globais pela falta de interação com pessoas de diferentes países e por não terem o domínio de outros idiomas. Portanto, em consequência da falta do currículo bilingue, torna-se necessário desconstruir as práticas individuais e, ao mesmo tempo, oferecermos um amplo debate acerca das possíveis integrações e colaborações com a comunidade escolar para vencermos esse desafio global.

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades

Currículo bilíngue: conexão para integrar competências globais

Cada comunidade escolar possui especificidades conforme seu projeto político-pedagógico rico em detalhes e vivências. Sendo assim, uma parceria deve, em primeiro lugar, entender cada contexto escolar.

Então, é mais do que oferecer uma plataforma de conteúdos diversos. Vai além de reuniões esporádicas e observações de aulas isoladas, por exemplo. Sem dúvida, é necessário inspirar estudantes, educadores e mantenedores para todos serem participantes ativos da construção do currículo escolar integrado e bilíngue.

Assim, com o objetivo da formação dos jovens como sujeitos críticos, criativos e autônomos, criou-se a necessidade de pensarmos em soluções digitais capazes de proporcionar experiências coerentes com as áreas do conhecimento da BNCC para o novo Ensino Médio, visando praticar a cultura da colaboração de maneira bilíngue.

Dessa maneira, as escolas poderão ter a possibilidade de manter o excelente trabalho dentro de suas demandas diárias e estarem seguras de que uma solução parceira focará no currículo bilíngue e no desenvolvimento da motivação de sua equipe docente e de seus estudantes por meio de um material integrado com a missão e princípios de cada instituição. Como resultado, os projetos desenvolvidos pelos estudantes serão destaque em prol da solução de problemas locais e globais.

Por isso, precisamos construir narrativas que promovam ações para intensificar a conexão entre escolas, estudantes, professores e especialistas com o objetivo de expandir esforços individuais e nos levar à cultura da colaboração (SHIRKY, 2010) para o desenvolvimento da sociedade.

Currículo bilíngue: desafios e possibilidades
(1) Cada vez mais, ao redor do mundo, crianças com diferentes perfis e práticas linguísticas compõem a sala de aula. É claro que língua estrangeira, segunda língua, e mesmo programas tradicionais de educação bilíngue não são mais suficientes quando as salas de aula são extremamente heterogêneas linguisticamente. Educação bilíngue tornou-se importante não apenas como uma forma de equalizar os diferenciais de poder entre línguas minoritárias e majoritárias, mas também uma maneira de ampliar o potencial plurilíngue dos alunos e responder ao multilingualismo do mundo. (GARCIA, 2015 p. 235, tradução nossa).
(2) https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54639035. Bibliografia: BORAHONA, Malba. English Language Teacher Education in Chile. A cultural historical activity theory perspective. Routledge, julho de 2015. BRITISH COUNCIL BRASIL. Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil. Teaching English. São Paulo, SP, 2014, p. 1-29. Disponível em: http://www.britishcouncil.org.br/sites/britishcouncil.br/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf&gt. Acesso em: 10 de outubro de 2017. COYLE, D., HOOD, P., & MARSH, D. CLIL: Content and language integrated learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010. GARCÍA, O. and Kleifgen, J. Educating Emergent Bilinguals. Policies, Programs and Practices for English Language Learners. New York: Teachers College Press, 2010. HOOD, Philip and MARSH, David. CLIL: Content and Language Integrated Learning. U.K: Cambridge University Press, 2010. MARTIN-JONES, M., Blackedge, A. and Creese, A. The Routledge Handbook of Multilingualism. Routledge. New York, 2015. MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e educação bilíngue – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. SHIRKY, Clay. Cognitive Surplus: How technology makes consumers into collaborators. Penguin Books, New York, 2010.

YourAccess

Acompanhe a YourAccess e tenha acesso a mais conteúdos sobre educação bilíngue e o uso da tecnologia e do ensino digital para a aprendizagem de uma segunda língua, através das nossas mídias: blog, Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

📚 Guia completo para matrículas de sucesso

Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!

Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!

Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.

Saiba mais!

Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀

🎯 Matrículas e rematrículas 2025

👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?

👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis

👋 Como fazer matrículas e rematrículas sem erros

Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.

Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.

Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!

Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:

Blog  ● Instagram  ● LinkedIn  ● Facebook  ● Pinterest  ● YouTube  ● Google

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

A experiência superior em gestão escolar do supersistema Diário Escola, supera expectativas, cria memórias, conecta e impulsiona ao sucesso as nossas escolas parceiras. Diário Escola é a evolução do ERP: faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Completo, fácil de usar e seguro, oferece múltiplas soluções para integrar todas as áreas de gestão em um único superApp. O Diário Escola é um supersistema de gestão escolar que coloca nas suas mãos os recursos que você precisa para organizar e as funcionalidades para facilitar todos os processos administrativos de sua instituição de ensino.

Quer saber mais? Clique aqui e peça uma demonstração.

Vem ser Diário Escola! Transforme sua instituição em uma superEscola! 🚀

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

CNPJ 23.109.767/0001-59

Feito com Feito com <3

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar