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A complexa Gestão Escolar

gestão escolar

Gestão Escolar. Como priorizá-la?

Pare e pense em um polvo. É ou não uma excelente metáfora para a figura do gestor escolar (e para a gestão escolar )? Embora não faça o trabalho sozinho, pois pode contar com uma equipe, o gestor escolar precisa conhecer e acompanhar todos os processos.

Haja braços, não é mesmo?

Assim, o gestor escolar é um profissional múltiplo, que se desdobra para atender aos mais diversos setores e áreas da administração de escolas. No entanto, temos o aspecto pedagógico como foco principal, mas sem desvinculá-lo da engrenagem administrativa.

De fato, manter o equilíbrio entre todas as áreas, especialmente entre a administrativa e a pedagógica, é um dos seus grandes desafios.

A complexidade da sua função e a alta demanda pela sua atenção, de fato, podem induzir a um grave equívoco que, ainda, um grande número de gestores de escolas ainda cometem. Ou seja, se deixar ficar muito absorvido pela parte burocrática e, como consequência, diminuir o foco na sua atividade-fim: a educação e a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, principalmente.

Afortunadamente, a gestão escolar e a gestão da escola vêm recebendo a atenção e a importância que merece. Para sabermos um pouco mais sobre esse universo, o superApp Diário Escola foi conversar com a doutora em Educação e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos, Viviane Klaus. Acompanhe.

gestão escolar

A multifacetada função do gestor educacional

 

O que é gestão escolar?

Dra. Viviane Klaus – A gestão escolar tem como principais desafios a condução político-pedagógica e econômico-financeira da instituição de ensino. Faz parte do seu  trabalho compreender os desafios do processo de escolarização na contemporaneidade a partir das novas relações espaço-temporais. O que, certamente, deve se pautar em uma construção coletiva. 

Algumas perguntas norteadoras para a gestão escolar, com toda a certeza, poderiam ser: que sujeitos queremos formar? Afinal de contas, como responder aos desafios contemporâneos sem uma simples “adequação” a alguns pressupostos do nosso tempo? Ou seja, como formar crianças e jovens críticos capazes de conviver neste tempo histórico/social e de contribuir com o bem comum?

 

Há diferença entre gestão e administração escolar? Quais são e por quê?

O termo “gestão escolar”, de fato, emergiu no decorrer dos anos 1980, após a reabertura democrática no País.

Vários autores da área da educação problematizaram a administração baseada em um modelo fabril (hierárquico, burocrático, linear e altamente disciplinar) e, portanto, defenderam a construção de processos de gestão democrática (participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar: pais, professores, alunos, funcionários).

O trabalho de uma equipe diretiva (diretor/gestor escolar e coordenação pedagógica), então, deveria se dar a partir da indissociabilidade entre teoria e prática. Isto é, do binômio administrativo-pedagógico, bem como da construção coletiva de um projeto formativo.

Nesse sentido, ter clareza do projeto educativo da instituição escolar é fundamental, pois tal projeto pautará as concepções de gestão adotadas.

 

É correto dizer que o diretor da escola é o gestor?

Sim. Porém, a equipe diretiva da escola, ou a equipe gestora, é composta por outros membros além do diretor/gestor.

Tal composição, de fato, depende muito das estruturas institucionais, mas eu destacaria a parceria entre diretor/gestor e a coordenação pedagógica como essencial.

 

Que eixos norteadores de gestão um diretor deve ser capaz de aplicar em sua escola?

Pode-se destacar os seguintes eixos norteadores do trabalho do gestor escolar:

  • articulação com os demais membros da equipe diretiva (coordenação pedagógica);
  • diagnóstico e análise de cenário (análise do contexto dos sistemas educacionais no Brasil);
  • planejamento e condução político-pedagógica (parceria permanente com a coordenação pedagógica da instituição);
  • elaboração, implementação e avaliação de projetos como forma de organização da ação administrativa e pedagógica;
  • desenvolvimento de uma gestão participativa, colegiada e sustentável (gestão de pessoas, do conhecimento, da comunicação e gestão financeira, econômica e pedagógica);
  • estudo da avaliação externa e da avaliação institucional como perspectivas de gestão educacional;
  • postura reflexiva, com possibilidade de se constituir em um profissional que tem a pesquisa como base do seu trabalho e do desenvolvimento de processos de formação continuada do corpo docente.
Detalhar os objetivos da gestão escolar de forma clara

Quais os principais problemas enfrentados pelos gestores de escolas privadas no Brasil?

Eu diria que os principais problemas enfrentados estão relacionados a pressões externas de diferentes ordens, entre as quais destaco:

  • avaliações externas e rankings educacionais que promovem uma competitividade entre as instituições;
  • aferições de “qualidade educacional” que têm passado prioritariamente pela linguagem empresarial e pelo “imperativo da inovação”, de modo que as famílias e alunos, por vezes, adotam uma postura muito voltada para o atendimento de demandas de “clientes”;
  • alargamento das funções da escola na contemporaneidade. Isso não significa ignorar as possibilidades de gestão a partir dos indicadores das avaliações externas, bem como a importância da inovação no cotidiano escolar e da escuta das famílias e dos estudantes.

Porém, um projeto educacional está diretamente relacionado com o estudo das intencionalidades pedagógicas que passam pelo binômio tradição/inovação.

profissionalidade docente, que se pauta nos saberes específicos, nos saberes da experiência e nos saberes pedagógicos, precisa ser realimentada em tempos nos quais circulam “soluções” de todas as ordens na área da educação sem um conhecimento do campo propriamente dito.

 

Há uma tendência de o gestor escolar priorizar os aspectos administrativo e financeiro em detrimento ao pedagógico? Como não deixar isso acontecer?

Sim, sem dúvida. E para que isso não ocorra é preciso ter clareza dos pressupostos educativos do Projeto Político-Pedagógico da escola (pano de fundo).

A parceria entre o gestor escolar e a coordenação pedagógica é essencial.

A compreensão do trabalho coletivo desenvolvido na escola como espaço de formação continuada dos docentes é um eixo norteador importante para que não haja uma separação entre administrativo e pedagógico.

Essa articulação permanente entre teoria/prática e a pesquisa como um princípio de todos os processos educativos desenvolvidos, sem dúvida, pode trazer contribuições importantes na (re)invenção das práticas pedagógicas.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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