O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta milhões de crianças em idade escolar. Identificar alunos com TDAH em sala de aula pode ser um desafio, pois muitos dos comportamentos associados a ele podem ser confundidos com problemas de disciplina, desinteresse ou até mesmo falta de maturidade.
No entanto, os professores estão em uma posição privilegiada para observar padrões de comportamento ao longo do tempo, o que pode ser crucial para a identificação precoce e o encaminhamento adequado dos alunos que possam ter TDAH.
1️⃣ Entendendo os sintomas principais de TDAH em alunos
Os sintomas de TDAH geralmente se manifestam em três áreas principais.
👉DESATENÇÃO: crianças com TDAH frequentemente têm dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Nesse sentido, elas podem parecer não escutar quando faladas diretamente, não seguir instruções corretamente e evitar tarefas que exigem esforço mental prolongado.
👉HIPERATIVIDADE: esse sintoma se manifesta como uma inquietude constante, com a criança frequentemente se levantando da cadeira, correndo ou subindo em coisas de forma inadequada, por exemplo. Da mesma forma, sendo incapaz de ficar quieta ou silenciosa em situações em que se espera que o faça.
👉IMPULSIVIDADE: alunos impulsivos podem ter dificuldade em esperar a sua vez, interromper ou se intrometer nas conversas ou brincadeiras de outros, e responder às perguntas antes que elas tenham sido completadas.
Com este checklist inicial de rastreio para TDAH da Twinkl, o professor pode examinar os alunos em busca de características do tipo TDAH. Assim, identificar alunos com TDAH é útil para que possam destacar áreas e necessidades importantes. Não é uma lista exaustiva de todos os possíveis sinais ou características de TDAH, mas pode ser usada para fazer avaliações iniciais sobre se um aluno pode precisar de apoio adicional.
2️⃣ Observação de comportamentos na sala de aula
O ambiente da sala de aula, sem dúvida, oferece um contexto único para observar se os comportamentos indicativos de TDAH são consistentes e ocorrem em várias situações. Aqui estão alguns sinais a serem observados para identificar alunos com TDAH.
👉DESATENÇÃO CONSTANTE: um aluno que frequentemente parece “desligado”, perde material ou esquece de fazer as tarefas, por exemplo, pode estar apresentando sinais de desatenção.
👉DIFICULDADE EM SEGUIR ROTINAS: se o aluno tem dificuldades em seguir a rotina da sala de aula ou as instruções dadas, isso pode indicar problemas relacionados à atenção.
👉INQUIETUDE E AGITAÇÃO: se a criança está constantemente se mexendo, batendo os pés, levantando-se da cadeira, ou tendo dificuldades em permanecer sentado durante atividades tranquilas, por exemplo, isso pode ser um sinal de hiperatividade.
👉INTERRUPÇÕES FREQUENTES: alunos que frequentemente interrompem o professor ou os colegas, respondem precipitadamente ou se mostram impacientes podem estar demonstrando impulsividade.
3️⃣ Duração e consistência dos sintomas de TDAH
No processo de identificar alunos com TDAH, é importante que os sintomas observados sejam persistentes e não apenas ocasionais. Ele é diagnosticado quando esses comportamentos ocorrem em diferentes ambientes (por exemplo, na escola e em casa) e por um período prolongado (geralmente seis meses ou mais).
4️⃣ Diferenciar TDAH de outros problemas
É fundamental considerar que o TDAH não é a única condição que pode causar desatenção, hiperatividade e impulsividade. Problemas de aprendizado, dificuldades emocionais, estresse, e até mesmo problemas de visão ou audição podem causar comportamentos semelhantes. Por isso, é essencial que o professor não faça um diagnóstico, mas sim observe, documente e compartilhe essas informações com os pais e profissionais de saúde.
5️⃣ Encaminhamento e colaboração para identificar alunos com TDAH
Se o professor suspeitar que um aluno pode ter TDAH, é essencial comunicar suas observações aos pais e sugerir uma avaliação por um profissional de saúde. A colaboração entre escola, família e especialistas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados do TDAH.
6️⃣ Adaptações e estratégias para identificar alunos com TDAH na sala de aula
Enquanto aguarda um diagnóstico formal, os professores podem implementar algumas estratégias para ajudar alunos com TDAH.
👉INSTRUÇÕES CLARAS E SIMPLES: quebrar tarefas complexas em passos menores e dar instruções claras e diretas pode ajudar.
👉ROTINAS BEM DEFINIDAS: manter uma rotina consistente e previsível pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco. Estes cartões divertidos sobre rotina podem ajudar as crianças a estabelecerem hábitos saudáveis no dia-a-dia e a adquirir consistência e disciplina.
👉AMBIENTE ORGANIZADO: manter a sala de aula organizada, com menos distrações visuais e auditivas, pode beneficiar esses alunos.
👉FEEDBACK POSITIVO: reforçar positivamente os comportamentos adequados e as conquistas pode motivar e engajar o aluno. Use estas etiquetas para sala de aula para ajudar a manter a organização e identificação dos espaços!
Os professores desempenham um papel fundamental ao observar e documentar os comportamentos dos alunos, e ao trabalhar junto com as famílias e profissionais de saúde para garantir que as crianças recebam o apoio de que precisam. Ao identificar alunos com TDAH, entender os sinais da condição neurobiológica e aplicar estratégias adequadas, os professores podem ajudar a criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz para todos os alunos.
📚 Guia completo para matrículas de sucesso
Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!
Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!
Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.
Saiba mais!
Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀
🎯 Matrículas e rematrículas 2025
👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas
🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?
👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola
🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis
📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.
Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.
Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!
Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google