Em um ambiente de aprendizado altamente competitivo, a escola está sempre inovando e tentando identificar maneiras de se destacar e manter os alunos. Assim, uma das maneiras pelas quais elas conseguem fazer isso é integrando a educação financeira no currículo. Por isso, o seguinte artigo descreve como essa iniciativa não só melhora a aprendizagem e o engajamento do aluno, mas também atua como um fator crítico para os pais escolherem continuar a matricular seus filhos. Ou seja, a educação financeira pode impulsionar a rematrícula nas escolas.
A necessidade atual da educação financeira
NÍVEL MUNDIAL E CONTEXTO – Estamos habitando este mundo globalizado no qual o processo de tomada de decisão financeira é influenciado a cada instante da existência. A educação financeira do aluno é projetada para ajudá-lo a lidar com os problemas modernos, por isso, inclui questões sobre dívidas, investimentos e previdência social, por exemplo.
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Alunos educados em temas financeiros são mais responsáveis financeiramente e têm maior probabilidade de manter a economia em evolução, segundo indicam estudos.
Educação financeira como atrativo de diferenciação competitiva para rematrícula
DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA – As escolas se diferenciam de outras escolas que operam na concorrência ao oferecer educação financeira. O que, sem dúvida, resulta em um benefício de valor agregado direto para os pais e alunos.
ESTUDOS DE CASO E DEPOIMENTOS – Ferramenta promocional muito eficaz é o estudo de caso de pais cujos filhos foram beneficiados pela educação financeira.
Impacto a longo prazo no desempenho acadêmico
MELHORIA NOS RESULTADOS ACADÊMICOS – Os alunos que estudam finanças têm uma tendência a aprender habilidades de matemática e raciocínio lógico superiores.
PREPARAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR E OCUPAÇÕES – A educação financeira também está preparando os alunos para o ensino superior em negócios e finanças relacionadas, proporcionando assim uma nova saída para ocupações lucrativas e sustentáveis para eles.
Estratégias para a comunidade escolar e os pais
WORKSHOPS PARA PAIS – Realizar workshop para pais sobre a importância da educação financeira e como eles podem estender o aprendizado para sua residência.
EVENTOS COMUNITÁRIOS – Envolva a comunidade local em atividades de educação financeira para que os esforços sejam mais poderosos e envolventes.
A educação financeira pode impulsionar a rematrícula nas escolas
A educação financeira não é, em absoluto, uma reflexão tardia no que diz respeito ao currículo escolar. Acima de tudo, é uma necessidade crítica para fornecer aos alunos as ferramentas de que precisam para lidar efetivamente com a realidade do mundo contemporâneo. Além disso, é um trunfo inestimável para as escolas tentarem melhorar a rematrícula e a satisfação dos pais. Isto é, educação financeira pode impulsionar a rematrícula nas escolas.
Sem dúvida, um bom programa de educação financeira é aquele que está realmente comprometido com a educação em geral. E, ao mesmo tempo, é aquele que pode, literalmente, mudar a opinião de uma comunidade em relação à importância de uma instituição de aprendizado.
Quer saber mais sobre como a educação financeira pode transformar sua escola? Clique aqui e entre em contato com a FORME.
📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.
Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o supersistema de gestão Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.
Venha ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e até no Japão. Aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar, direto na palma da mão, em um único superApp de educação!
Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● X ● Pinterest ● YouTube ● Google