Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Recomposição da aprendizagem à vista! Será?

Olá, escolas parceiras🌻 Em notíciasDE desta quinzena, o superApp Diário Escola compartilha algumas das notícias mais relevantes para que você saiba o que foi pauta na mídia nacional sobre Educação na última quinzena.

A partir de dados do Censo Escolar 2023, começamos com indícios de uma possível recuperação da aprendizagem. O que ainda deverá ser confirmado por resultados das avaliações da educação, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo.

Ainda sobre dados estatísticos e pesquisas, um número preocupante: 9 milhões de jovens estão fora da escola! O motivo disso, que é muito antigo e persiste há décadas no Brasil, é a necessidade do trabalho infantil para a subsistência familiar.

Por fim, temos desde iniciativas educacionais que ampliam a participação feminina em ocupações tecnocientíficas, passando pela evolução da tecnologia e inovação aplicadas à Educação (da internet à inteligência artificial), até matemática nas redes sociais e formas de amenizar o calor no ambiente escolar.

Infelizmente, chama atenção a forma como questões educacionais tidas como basilares e notórias aparecem na mídia nacional: pela necessidade de reforço ou como se fossem novidade!?! Dois exemplos são:

• o papel fundamental e formador da Educação Infantil, e
  • a obrigação constitucional da Educação Básica na garantia de formação plena e adequada de crianças e adolescentes.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do supersistema de educação e gestão superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Correio Braziliense

Os resultados do Censo Escolar de 2023, recentemente divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que a educação começa a respirar após os impactos produzidos pela pandemia, ao menos olhando os dados de acesso e de permanência escolar. Obviamente, pelo Censo não é possível aferir se este respiro também se dá no campo da aprendizagem, só saberemos quando dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que deverá ocorrer no início do 2° semestre deste ano. Talvez, nesse caso, a recuperação seja mais lenta, especialmente no ciclo de alfabetização e nos anos iniciais do ensino fundamental, já que as crianças menores foram mais afetadas pela pandemia.

Eu Estudante

A Fundação Roberto Marinho e o Itaú Educação e Trabalho, em colaboração técnica com o Instituto Datafolha, divulgaram a pesquisa inédita “Juventudes fora da escola”. O estudo ouviu mais de 1,6 mil jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, em todo o território nacional, e concluiu que, dos 9 milhões de jovens que abandonaram o ensino básico no país, 73% têm intenção de voltar para a sala de aula, mas encontram na necessidade de trabalhar para ajudar a família a principal barreira para isso.

Estadão

O estágio inicial da infância, que abrange aproximadamente os primeiros seis anos de vida, é extremamente importante no desenvolvimento. A fase, que faz parte do chamado Infantil 1, desempenha um papel fundamental nesse processo.

FIEB

O número de mulheres em ocupações STEM (da sigla em inglês Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no mercado de trabalho formal tem crescido nos últimos anos. Um levantamento elaborado pelo Observatório Nacional de Indústria mostra que, no Brasil, entre 2008 e 2021, a presença feminina cresceu 58% em cargos nestas áreas. Na Indústria, o percentual sobe para 68,4%.

Exame

Assim como foi com o advento da Internet, a inteligência artificial tem passado por um período semelhante àquele que vivemos na década de 1990, quando, em meio a descobertas e discussões, navegávamos sem saber ao certo como seria o futuro. Bem, o futuro está posto e hoje é impensável uma realidade sem a já velha “World Wide Web”.

Valor

Entre os muitos consensos a serem sedimentados no Brasil, um dos mais relevantes é que a educação básica deve, no mínimo, apoiar todas as crianças e adolescentes em sua jornada educacional até a conclusão do ensino médio – e garantir-lhes um nível de aprendizado adequado, dentro de um prazo apropriado.

Eu Estudante

O paraibano Gustavo Viana, que tem apenas 14 anos, viralizou no TikTok resolvendo questões de problemas de matemática. Com espontaneidade e alegria, o garoto grava vídeos ajudando os seguidores a solucionar questões da ciência exata. Um dos conteúdos já atingiu mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais.

Nova Escola

O ano de 2023 foi o mais quente já registrado na história do planeta, de acordo com relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, não foi diferente: no ano passado, a temperatura média ficou 0,69°C acima da média histórica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nove dos 12 meses de 2023 tiveram temperaturas acima da média no país.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola: