notíciasDE 31 - Educação e pandemia

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação e pandemia: do público ao privado

Educação e pandemia: a retomada do ensino em modalidade híbrida (ensino remoto + ensino presencial) que o avanço da vacinação permitiu no Brasil, sem dúvida, foi um alento para as famílias, estudantes e escolas.

No entanto, a educação se ressente dos impactos e prejuízos da pandemia. O que, de fato, deve ser tema e assunto do noticiário por muito tempo, ainda. Talvez, anos…

O cenário educacional brasileiro e as suas históricas desigualdades sociais, inegavelmente, foram agravadas pela pandemia. A distância entre os ensinos público e privado só fez aumentar.

Embora tenha sido levada aos limites, as escolas particulares que conseguiram se manter abertas e escolarizando, o fizeram em alto nível. Sem dúvida, a rede privada de ensino conseguiu melhores e mais ágeis respostas contra a covid-19.

Certamente, nesse contexto, o Censo Escolar 2021 ganha ainda maior relevância. Afinal de contas, compreender a situação da educação no Brasil é necessário.

Enquanto na rede pública de ensino a busca ativa de estudantes tenta minimizar o problema da evasão escolar, em contraste, na rede privada, questões como reajuste de mensalidades e campanhas de matrículas e rematrículas tomam boa parte dos dias da gestão escolar.

Seja como for, também existem paralelismos entre os ensinos público e privado. Com toda a certeza, ambos foram impactados por questões emocionais e de saúde mental de toda a comunidade escolar.

Xô, covid-19!

As variantes da covid-19 ainda preocupam as secretarias estaduais de Educação. Por isso, elas fortalecem a atenção aos protocolos sanitários em todo o Brasil.

Acima de tudo, a exigência e a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre classes e estudantes são regras fundamentais que devem ser observadas e cobradas por toda a comunidade escolar.

Saiba que é possível manter sua escola livre da covid-19.

Clique no botão abaixo, acesse o guia completo sobre biossegurança no ambiente escolar e mantenha sua escola segura com a gestão covid-19, a melhor forma para reter alunos e garantir rematrículas em sua escolaESCOLA LIVRE DA COVID-19 É POSSÍVEL, SIM!

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Terra

Dentre tantas perdas que a pandemia causou, há particularidades em relação à educação. Sobretudo porque ressaltou ainda mais as desigualdades sociais. Enquanto a maioria das escolas particulares conseguiu rapidamente buscar soluções e se adaptar ao novo momento, alunos de escolas públicas não tiveram o mesmo êxito.

Nova Escola

A retomada presencial não pode ser apenas reabrir as escolas. É necessário um esforço de todos os poderes e da sociedade para atrair as crianças e jovens.

Governo do Brasil

Censo Escolar é fundamental para compreender como está a situação da educação no país, auxiliar na implementação de políticas públicas e acompanhar a efetividade das ações.

Estadão

Alunos estão felizes com a volta presencial das escolas, mas elas relatam dispersão e necessidades específicas de readaptação da rotina, além de muito acolhimento.

Nova Escola

Em levantamento realizado por NOVA ESCOLA, professores e gestores avaliam os impactos no emocional e apontam receios para a retomada presencial das atividades.

Porvir

Na Semana de Conscientização da Dislexia 2021, pesquisa do Instituto ABCD mostra que pandemia dificultou o desenvolvimento de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem no ensino remoto.

Mais FM

O novo decreto de isolamento social, publicado no Diário Oficial do Estado, definiu que o ensino presencial será priorizado. Com isso, conforme o documento, a permanência no regime híbrido ou virtual fica assegurada apenas aos alunos que por razões médicas comprovadas, mediante a apresentação de atestado ou relatório, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial.

Nova Escola

Os pequenos associam o Dia das Crianças, muitas vezes, a ganhar presentes e comemorar. Para os professores, pode ser o momento de refletir sobre o trabalho pedagógico que é realizado durante a primeira infância.

Porvir

Programas de diferentes países utilizam soluções tecnológicas para envolver, motivar e apoiar os educadores.

ABC do ABC

Segundo o Instituto de Pesquisa Ipsos, o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes. O termo define práticas de violência que acontecem em ambientes virtuais, como, por exemplo, o caso de Lucas, filho da cantora Walkyria Santos.