NotíciasDE 34

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Volta às aulas obrigatórias, rematrículas, escolha da escola, novo ensino médio, tecnologia, trabalho docente e inclusão na educação infantil

Uma nova semana passou e ficamos mais próximos do final do ano-letivo 2021. Naturalmente, as pautas convergem.

Dentre os assuntos da semana, temos, pelo menos, duas pautas que foram assuntos de blog posts recentes no blogDE, nosso canal de compartilhamento de conteúdos e informações para a gestão escolar:

Também, o Novo Ensino Médio, que começa a ser implementado em 2022 continua em pauta.

Assim como a obrigatoriedade do retorno às aulas presenciais. Mais estados brasileiros anunciaram essa medida decorrente do avanço da vacinação e dos menores índices de contaminação e mortes por covid-19.

Completam os assuntos mais comentados da semana anterior a tecnologia e o ensino híbridoLGPD nas escolaso aumento do volume de trabalho dos professores durante a pandemia e o ensino inclusivo desde a educação infantil.

Xô, covid-19!

As variantes da covid-19 ainda preocupam as secretarias estaduais de Educação. Por isso, elas fortalecem a atenção aos protocolos sanitários em todo o Brasil.

A exigência e a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre classes e estudantes são regras fundamentais que devem ser observadas e cobradas por toda a comunidade escolar.

Saiba que é possível manter sua escola livre da covid-19.

Clique no botão abaixo, acesse o guia completo sobre biossegurança no ambiente escolar e mantenha sua escola segura com a gestão covid-19, a melhor forma para reter alunos e garantir rematrículas em sua escolaESCOLA LIVRE DA COVID-19 É POSSÍVEL, SIM!

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Gaúcha ZH

O gabinete de crise do governo do Rio Grande do Sul alterou os protocolos sanitários da educação e decidiu tornar a frequência nas aulas presenciais obrigatória tanto para a rede pública quanto privada. A data em que a obrigatoriedade passará a valer ainda será anunciada.

Gaúcha ZH

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a consequente redução nos índices de contaminação e mortes pela doença em todo o Brasil, governos de diferentes Estados têm anunciado o retorno da obrigatoriedade de frequentar as aulas de forma presencial.

CNN

As escolas particulares já estão no período de rematrícula para o próximo ano. Pais e responsáveis devem estar atentos às regras que definem seus direitos e obrigações no momento da reserva ou renovação das matrículas dos alunos.

Correio Braziliense

O final de 2021 se aproxima, e é chegada a hora de os pais decidirem em qual instituição de ensino o filho estudará no próximo ano letivo. Seja para renovar a matrícula, seja para buscar um novo colégio, a tarefa requer muita reflexão e cuidado por parte dos responsáveis.

Estado de Minas

É oficial. O Novo Ensino Médio, previsto na Lei nº 13.415/2017, começará a ser implementado em todas as séries de 1º ano no Brasil a partir do ano que vem. O modelo inédito transforma, quase que completamente, o estilo aplicado até aqui, o que traz apreensão a pais, alunos e gestores educacionais.

Câmara

O Projeto de Lei 2.497/21, prevê que as escolas poderão adotar no ensino médio a educação híbrida, caracterizada por momentos presenciais e remotos com integração de tecnologias. Em períodos de emergência, essa modalidade híbrida poderá ser adotada na educação infantil e no ensino fundamental.

Terra

Durante a quarentena na pandemia, com mais ou menos eficácia, foi a tecnologia que permitiu o aprendizado. Mas, depois de tanto ensino remoto, que espaço a tecnologia deve ter na educação e que peso as famílias devem dar para isso na escolha de uma escola?

Jornal Jurid

Depois de quase 2 anos de pandemia, muitas escolas, sejam públicas ou privadas, estão retornando às aulas no modelo híbrido ou, até mesmo, totalmente presencial. Os cuidados sanitários têm sido a maior preocupação destas importantes instituições e com total razão.

CNN

Um estudo da Fundação Carlos Chagas mostra que os professores no Brasil acumulam, em média, mais trabalho e são responsáveis por um maior número de salas de aula durante o ano letivo, em comparação com profissionais de educação de outros países.

Nova Escola

Os professores dessa etapa têm um papel essencial na luta por um ensino inclusivo que valorize as potencialidades de todas as crianças. Confira algumas sugestões de práticas e ações efetivas.