Reajuste da mensalidade escolar

Muitos são os fatores que precisam ser considerados pela gestão escolar da rede privada de ensino na hora de calcular o reajuste da mensalidade escolar.

Certamente, o cálculo do índice de reajuste das mensalidades escolares ainda continua mais complexo do que em anos anteriores à pandemia. Inclusive, ainda mais do que no ano passado.

Bem sei disso porque o superApp de educação Diário Escola está, sempre, ao lado das mais de 570 escolas-parceiras no Brasil e no Japão.

Por certo, o ineditismo da pandemia e o elevado índice de evasão escolar levaram à essa decisão circunstancial. Mas, também, foi uma escolha pela solidariedade para com as famílias.

O que muda depois de dois anos em pandemia para o reajuste da mensalidade escolar?

A princípio, o cenário atual é ainda mais complexo para as escolas particulares do que o do início da pandemia.

Nesse intervalo de tempo (dois anos lidando com a covid-19 e o início do período pós-pandemia), as escolas particulares investiram pesadamente para continuar escolarizando com qualidade e nos imprescindíveis processos de compliance em biossegurança.

Com toda a certeza, para muito além do contexto pedagógico, a gestão escolar das instituições de ensino particulares precisou rebolar e se reinventar para dar conta das questões operacionais e financeiras.

Consequentemente, depois de dois anos em pandemia, o contexto mudou. Inegavelmente, o reajuste da mensalidade escolar precisa ser adequadamente considerado.

Qual a importância do reajuste da mensalidade escolar para a educação privada?

De fato, todos reconhecem e valorizam a relevante missão e o nobre propósito das instituições de ensino da rede privada.

Afinal de contas, elas cumprem fundamental papel ao oferecer uma educação de qualidade para a formação e o desenvolvimento da autonomia intelectual de crianças e adolescentes.

No entanto, o empreendimento educacional privado precisa ser lucrativo, rentável e sustentável.

Em outras palavras, as escolas particulares são empresas, sim! Como resultado, precisam reunir as condições para cumprir com seu propósito e com sua imprescindível missão.

Nesse sentido, fica fácil compreender a importância do reajuste da mensalidade escolar para a rede privada de ensino.

Reajuste da mensalidade escolar

Qual o índice de reajuste da mensalidade escolar?

Sem dúvida alguma, o dia a dia das instituições de ensino foi fortemente impactado pela redução do número de alunos e pelos investimentos necessários para manter as escolas abertas.

O sinal de alerta está dado: a diminuição da renda familiar e a segurança sanitária são novos e importantes fatores a serem considerados na hora de otimizar e alavancar as matrículas e rematrículas.

Seja como for, muito provavelmente as instituições de ensino não têm fôlego para suportar sozinhas o aumento dos custos gerados pelo contexto da pandemia.

Contudo, os fatores a serem considerados são muitos, variam de região para região e, até, podem variar individualmente, de aluno para aluno.

Nesse sentido, os cálculos do ano passado sugeriram índices de reajuste da mensalidade escolar entre 6% e 12%. De fato, a média dos reajustes ficou em 10%.

Hoje, a inflação está ainda mais alta e a conjuntura nacional e internacional não é positiva. Ao contrário, o cenário tende a piorar.

Então, ainda não é adequado ou assertivo prever ou sugerir qualquer número.

Quais fatores devem ser considerados para o reajuste da mensalidade escolar?

No entanto, iniciando o segundo semestre, infelizmente, a pandemia ainda afeta a educação. Mesmo que em menor proporção, ainda exige a manutenção de investimentos em prevenção e proteção, por exemplo.

Da mesma forma, as tecnologias que permitiram a modalidade híbrida de ensino não foram totalmente abandonadas. Pois, continuam fundamentais para a manutenção dos processos de ensino e de aprendizagem e de biossegurança em alto nível.

Especialmente para a rede privada, manter o ambiente escolar seguro e protegido da covid-19 é, sim, muito mais que uma demanda.

Sobretudo, é uma exigência das famílias para que mantenham seus filhos nas escolas.

Caso contrário, elas migram para instituições de ensino com melhores processos de compliance em biossegurança.

Talvez, esses dois aspectos que eram completamente relevantes, agora, não tenham o mesmo peso. Contudo, ainda figuram dentre os diversos fatores que influenciam o reajuste da mensalidade escolar: a gestão da tecnologia e da segurança sanitária do ambiente escolar.

No entanto, a partir deste momento do ano letivo, no qual as escolas particulares iniciam as campanhas de matrículas e rematrículas, a gestão escolar precisa dar conta dessas e de outras questões.

Sem dúvida, mais adiante voltaremos a falar e compartilhar informações sobre esse tema tão caro às escolas particulares e à gestão escolar.