“Quem não é visto não é lembrado!” Sob a perspectiva do marketing, este provérbio de origem portuguesa continua relevante. No entanto, para aproveitar todo o potencial do marketing digital, simplesmente estar presente nas redes sociais não é suficiente. O pulo do gato é melhorar a performance da escola nas redes sociais de maneira estratégica.
👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️
A melhoria da performance da escola nas redes sociais é indispensável em um mundo cada vez mais digital. Por isso, compreender seu público, escolher as plataformas certas e criar estratégias que gerem resultados tangíveis é a chave para o sucesso quando a presença digital é imperativa. Especialmente, para o modelo de negócio das escolas particulares.
Veja como turbinar a performance da escola nas redes sociais com uma boa presença digital. Continue a ler e descubra alguns insights sobre marketing digital para escolas, tendências e comportamentos. Afinal, o futuro é digital e estar preparado é essencial.
Revolução digital sem volta
A transformação digital da sociedade, dos negócios e da civilização, de fato, não tem volta. Por isso, a dicotomia entre o off-line e o on-line desmorona a cada dia. Da mesma forma, hoje, para ser visto e lembrado é preciso estar presente nas redes sociais. Com as escolas não é diferente: para garantir visibilidade e relevância, as escolas devem marcar presença em diversos canais on-line.
Acima de tudo, o objetivo é estar presente, próximo e ser relevante para os públicos de interesse – pais, responsáveis, alunos, professores, profissionais da educação e para todos os interessados em Educação.
Só a presença não é suficiente…
Então, ter um site no ar, uma fanpage, criar alguns perfis e postar alguns videozinhos, não garantem nada. Inclusive, se não forem bem planejadas e executadas, essas ações geralmente prejudicam a imagem e acabam sendo um desserviço à sua marca.
O mundo digital é feito de muitas incertezas e raríssimas certezas. Notoriamente fluído e em constante transformação. O que hoje é, amanhã, nunca foi… Nesse sentido, existem fatos indiscutíveis sobre as redes sociais.
Vantagem competitiva, resultados diferenciais positivos e relevância no meio digital, com toda a certeza, são alcançados por meio de muito trabalho, de uma boa e bem planejada estratégia, com qualidade no pensar, produzir e compartilhar.
Redes sociais! E agora?
Outra certeza é que o custo de estar presente nas redes sociais é menor do que o de não estar… Afinal de contas, a falta de presença nas redes sociais custa oportunidades e investimentos desnecessários.
Então, estar presente nas redes sociais é necessário para atingir os públicos-alvo da escola de forma mais eficiente. Assim, fica mais fácil decidir investir para melhorar a performance da escola nas redes sociais.
Claro, é uma situação que gera algumas dúvidas e, como resultado, os gestores das instituições de ensino se perguntam: como, onde, quando, por quanto, em quais redes sociais investir?
Conhecendo as redes sociais e o público-alvo
Entender as preferências e os hábitos digitais do seu público, portanto, é fundamental. Especialmente, para oferecer conteúdo relevante e direcionado nos canais e plataformas que a instituição de ensino mais utiliza.
Para contribuir, o superApp Diário Escola compartilha alguns dados e informações recentes sobre as redes sociais mais acessadas no Brasil.
Veja só: ao mesmo tempo, interessante e preocupante!
A gestão escolar profissional sabe dos grandes riscos dos aplicativos escolares gratuitos, principalmente porque a direção das escolas particulares conhece bem o potencial de incomodação do WhatsApp para a comunicação escolar.
Só para refrescar a memória, clique e acesse os posts abaixo e relembre os motivos pelos quais o superApp Diário Escola é um sistema de gestão educacional tão mais seguro.
✅ Riscos dos aplicativos escolares gratuitos! Direção você entende o perigo?
Ranking das 10 redes sociais mais acessadas no Brasil
Vamos lá! De acordo com o relatório Digital 2023: Brazil, as redes sociais mais acessadas no Brasil em 2023 foram:
1️⃣ WhatsApp (169 milhões de usuários)
2️⃣ YouTube (142 milhões de usuários)
3️⃣ Instagram (113,5 milhões de usuários)
4️⃣ Facebook (109,1 milhões de usuários)
5️⃣ TikTok (82,2 milhões de usuários)
6️⃣ Facebook Messenger (62,05 milhões de usuários)
7️⃣ X (antigo Twitter) (24,3 milhões de usuários)
8️⃣ Pinterest (28,05 milhões de usuários)
9️⃣ Reddit (11,7 milhões de usuários)
🔟 LinkedIn (6,3 milhões de usuários)
Esse ranking revela que o WhatsApp é a rede social mais popular no Brasil, chegando a 93,4% dos usuários de internet brasileiros. O YouTube é a segunda rede social mais acessada, seguido pelo Instagram. O Facebook, que já foi a rede social mais popular do Brasil, caiu para a quarta posição. O TikTok, uma rede social de vídeos curtos, é a quinta rede social mais acessada.
Veja outros dados interessantes:
😯O Brasil tem 152,4 milhões de usuários de redes sociais, o que equivale a 70,6% da população.
😯Os brasileiros gastam em média 3 horas e 46 minutos por dia nas redes sociais.
😯Os brasileiros usam em média 8,4 plataformas de redes sociais por mês.
😯O público feminino representa 54,8% do número total de usuários de redes sociais no Brasil.
Um aspecto significativo na vida das pessoas
Sem dúvida, esses dados mostram que as redes sociais são uma parte importante da vida dos brasileiros. Elas são usadas para diversos fins, desde entretenimento até comunicação e informação, por exemplo.
Veja alguns insights adicionais sobre os hábitos de uso das redes sociais:
WhatsApp 👉 comunicação entre amigos e familiares.
YouTube 👉 assistir vídeos.
Instagram 👉 compartilhar fotos e vídeos.
Facebook 👉 acompanhar notícias e informações.
TikTok 👉 assistir vídeos curtos.
Por fim, um insight que interessa para melhorar a performance da escola nas redes sociais é que os brasileiros estão a cada dia usando mais as redes sociais para fins comerciais.
Por isso, as instituições de ensino devem usar as redes sociais para, principalmente, promover sua marca e ressaltar a educação de qualidade que oferece. Além disso, para mostrar o ambiente escolar e sua infraestrutura física e tecnológica, divulgar seus diferenciais e interagir com alunos, pais, responsáveis e demais públicos de interesse.
Como melhorar a performance da escola nas redes sociais
Para estruturar uma estratégia vencedora, em primeiro lugar, é necessário conhecer o seu público-alvo. Quem são e do que se alimentam? Quem é o seu cliente ideal? Afinal de contas, são apenas pais e responsáveis ou, também, alunos?
Em segundo lugar, entender as expectativas e a trilha digital dos seus públicos, bem como saber quais plataformas sociais preferem é o próximo passo. Em seguida, as escolas devem estar presentes nelas e se fazer perceber com relevância, enquanto entregam conteúdo direcionado e de qualidade.
Por último, a escola tem de criar uma estratégia on-line efetiva. Em outras palavras, uma estratégia eficaz de marketing digital visa resultados tangíveis. Isto é, não basta apenas aumentar o número de seguidores, curtidas e/ou interações nas redes sociais.
Melhorar a performance da escola nas redes sociais, acima de tudo, é um esforço de marketing que se traduz em reter e captar novos alunos!
De acordo com Philip Kotler, marketing é pensar nas pessoas! O guru do marketing ensina que ele (o marketing) é um processo tanto administrativo quanto social, pelo qual as empresas e as pessoas obtêm o que desejam, por meio da geração de desejo e pela troca de valor.
“O marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa, eles só viam o que dizia a publicidade. Ou seja, as empresas detinham o monopólio da informação. Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela. Você pode entrar na internet e saber todos os detalhes de um produto, quem são seus concorrentes e tudo mais.”
Philip Kotler
Melhorar a performance das escolas nas redes sociais para quê?
No cenário atual, sobretudo, as famílias têm amplo acesso à informação para decidir pela melhor escola para os filhos. Tanto nos canais digitais e redes sociais da sua e de todas as outras escolas. Pais, responsáveis e os próprios estudantes, portanto, podem pesquisar detalhes sobre a qualidade da educação, a segurança do ambiente escolar e a infraestrutura física e tecnológica, por exemplo.
Por isso, para ser relevante e atingir uma audiência de qualidade, é necessário melhorar a performance da escola nas redes sociais.
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