Reta final da campanha de matrículas: desafios, estratégias e oportunidades

Reta final da campanha de matrículas

O mês de janeiro marca a reta final da campanha de matrículas escolares. O período de verão e férias é sempre desafiador. No entanto, é possível adotar estratégias específicas para aproveitar esse momento e impulsionar suas matrículas.

Ao longo de duas décadas, tenho contribuído para o desenvolvimento das estratégias de marketing de diversas instituições educacionais. Durante esse período de experiência, pude observar que a dinâmica associada ao período de matrículas apresenta variações significativas, influenciadas tanto por aspectos culturais quanto pela oferta e demanda de vagas, gerando distintos cronogramas conforme a região do País. Essas discrepâncias exercem uma notável influência nas estratégias adotadas pelas escolas, principalmente na reta final da campanha de matrículas.

Em alguns estados as matrículas frequentemente se estendem até os meses de janeiro e, por vezes, fevereiro. Em contrapartida, há regiões em que o mês de dezembro praticamente marca o encerramento das campanhas de matrículas escolares.

Se sua escola faz parte desse primeiro grupo, em que janeiro ainda tem grande relevância para sua campanha de matrículas, compartilho algumas práticas que podem impulsionar o sucesso nesta fase crucial de captação, a reta final da campanha de matrículas.

Renove a motivação da sua equipe

Faça uma reunião descontraída e lidere um recomeço das ações de captação e rematrículas ainda pendentes. Destaque as conquistas e boas práticas executadas até então. Enfoque nas principais ações que podem ser ainda executadas na reta final da campanha de matrículas.

Lidere pelo exemplo

Como você já sabe, nada tem mais impacto do que o exemplo. Participe ativamente das ações, coloque a mão na massa na reta final da campanha de matrículas!

Passe “pente fino” nos seus contatos

Faça uma lista atualizada com leads que não deram uma resposta definitiva quanto à situação das matrículas para 2024, assim como alunos com rematrículas pendentes. Dê preferência para as famílias que fizeram visitas presenciais. Depois, siga a próxima dica.

Contato telefônico personalizado

Implemente uma equipe de atendimento ao cliente para entrar em contato diretamente com as famílias interessadas. Um telefonema personalizado pode ser muito eficaz para responder a dúvidas e superar possíveis barreiras à matrícula.

Renove a sua campanha publicitária

Após algum tempo em exposição com as mesmas artes, suas peças publicitárias começam a passar despercebidas. Renove cores, fotos de alunos e destaque o tópico a seguir nesta reta final da campanha de matrículas.

Trabalhe a urgência e a escassez das matrículas

Crie um senso de urgência nas mensagens de marketing, destacando que as matrículas estão terminando. Utilize frases que enfatizem a importância de garantir a vaga do seu filho. Crie uma campanha de contagem regressiva nas redes sociais, no site da escola e por e-mail, destacando os dias restantes para o encerramento das matrículas.

Campanhas de indicação de matrículas

Implemente programas de indicação, incentivando os pais com filhos já matriculados a indicarem a escola a amigos e familiares. Especialmente nesta reta final da campanha de matrículas, ofereça benefícios ou descontos como recompensa pela indicação bem-sucedida.

Testemunhais em redes sociais

Utilize as redes sociais para criar postagens com depoimentos de pais e alunos. Com toda a certeza, isso pode ser decisivo para algumas famílias que ainda têm dúvidas quanto à sua escola.

Eventos de matrículas presenciais

Realize eventos presenciais dedicados às matrículas, quando os pais podem visitar a escola, esclarecer dúvidas, conhecer professores e a infraestrutura. Sem dúvida, uma boa estratégia nesta reta final da campanha de matrículas.

Faça um tempo de oração com sua equipe

Lembre-se de que sua escola é muito mais que uma empresa. Portanto, há uma luta espiritual acontecendo, especialmente na reta final da campanha de matrículas. Por isso, precisamos estar em oração, suplicando a cobertura e direção do Espírito Santo de Deus.

Você conhece os serviços da PROSPECTA para escolas cristãs?

Porque conhecemos bem a dificuldade para o gestor escolar nesta área, montamos um projeto que supre as principais necessidades de marketing e comunicação. Pensado exclusivamente para instituições com até 500 alunos, principalmente.

Uma solução completa para pequenas escolas. Portanto, financeiramente acessível, com grande entrega de serviços e que tem feito a diferença em diversas escolas: o Projeto de Marketing Compartilhado Prospecta.

Fale conosco agora mesmo! Agende uma apresentação sem compromisso:

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

Esse texto foi escrito pela Revista Veredas, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Revista Veredas,

www.revistaveredas.com.br