Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

notíciasDE

Bem-estar no ambiente escolar

Olá, escolas parceiras🌻

Fevereiro inicia, o carnaval se aproxima, muitas escolas já iniciaram o ano letivo e outras se preparam para a volta às aulas assim que acabar a Folia de Momo e março chegar. Todas elas, certamente, trabalham neste período com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar no ambiente escolar.

De pronto, percebemos a preocupação com o bem-estar da comunidade escolar, com foco nos estudantes. Afinal, saúde mental, bullying e inclusão no ambiente escolar são palavras-chave do noticiário nacional sobre educação na última quinzena de janeiro.

Ao mesmo tempo, a tecnologia e a inovação figuram como processos diferenciais e estratégicos para a gestão escolar (pedagógica, acadêmica, financeira e comunicação). Inclusive, foi bastante citada a contribuição deste conjunto imbricado de processos como fatores significativos para a redução da migração e da evasão escolar.

Fecham a lista de assuntos relevantes o empreendedorismo no ambiente escolar e a qualidade da educação. Ambas as pautas, intrinsecamente atreladas à tecnologia e à inovação e ao bem-estar que elas proporcionam. Seja ele físico, mental ou no ambiente escolar. Enfim, o que demonstra a indissociabilidade entre educação, tecnologia e inovação.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Jornal Dia Dia

A Lei 14.811/2024, sancionada no dia 15/01/2024, institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e alterou o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em que aspectos ela reflete no ambiente escolar? Em primeiro lugar, é importante destacar que, esta lei é um complemento a Lei 13.185 de 2015, a qual instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).

Veja São Paulo

Até recentemente, a maior parte das escolas paulistanas não possuía um setor voltado para as mais diversas relações de seus alunos. Toda a demanda era destinada à coordenação pedagógica, responsável por fazer o meio de campo interno e externo.

Jornal de Jundiaí

Encontrar a escola ideal, seja ela a primeira na vida educacional da criança ou uma mudança de instituição, é algo de grande importância para o aluno e para a família. Uma série de fatores – geográficos, pedagógicos, tecnológicos e até religiosos – permeiam o momento de selecionar a instituição que vai fazer parte da vida dos pequenos.

BBC

A partir de 2024, crianças do primeiro ao sexto ano de escolas públicas da Califórnia (EUA) estão novamente tendo de aprender a escrever em letra cursiva. Essa escrita à mão havia saído do currículo californiano em 2010, mas agora está de volta – movimento semelhante ao que ocorre em mais de 20 Estados americanos, em diferentes graus.

Hoje em dia

Uma avaliação internacional feita a cada três anos, em 81 países, analisa o desempenho de estudantes de 15 anos em três áreas: matemática, ciências e leitura. A edição de 2022, divulgada no fim de 2023, mostrou resultados do efeito que a pandemia teve sobre os estudantes em todo o mundo.

Diário Bahia

Foi pensando em ajudar pessoas idosas, neurodegenerativas e neurodivergentes que as estudantes Evelyn Rodrigues da Silva, 16 anos, e Ana Clara Cerqueira Lima Dos Santos, 15 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas, criaram o projeto Echo-Tracker Bracelet – Pulseira Rastreadora Ecológica.

Sagres

A Hundred.org, plataforma finlandesa que coleciona projetos inovadores em educação, lançou no final de 2023 a 7ª versão de sua Coleção Global que apresenta 100 iniciativas educacionais de maior escala e impacto. Da base de mais de 3 mil projetos registrados na plataforma, 100 projetos de 47 países foram selecionados com o apoio de uma rede de 182 avaliadores de 73 países diferentes.

Escola Educação

Até março deste ano, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil passarão por uma atualização significativa. O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), tomou a iniciativa de promover uma consulta à sociedade civil como parte desse processo, oferecendo um formulário digital para coleta de opiniões.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola: