Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Educação em transformação: desafios e oportunidades
Olá, escolas parceiras🌻
O processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola, neste notíciasDE 113, destaca que a volta às aulas e a necessidade de estratégias eficazes para melhorar o desempenho escolar foram amplamente discutidas.
Da mesma forma, professores enfatizam a importância da avaliação na alfabetização para planejar o segundo semestre. Ao mesmo tempo, a relevância de ajustar estratégias pedagógicas baseadas no progresso dos alunos até o momento.
Enquanto o combate ao cyberbullying continua sendo uma preocupação crescente, a educação especial tem mostrado uma evolução significativa, com relatos e exemplos de superação e dedicação.
Finalmente, foi destacada a criatividade como uma competência essencial.
Pontos-chave do notíciasDE 113
👉DIVERSIDADE DE TEMAS. As manchetes abordam desde questões pedagógicas (avaliação, metodologias) até temas sociais (cyberbullying, inclusão) e tecnológicos (inteligência artificial, pensamento computacional).
👉FOCO NO ALUNO. Há uma preocupação crescente em personalizar o ensino, atender às necessidades individuais dos estudantes e promover o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas.
👉DESAFIOS DA TECNOLOGIA. A inteligência artificial e o pensamento computacional são vistos como ferramentas poderosas, mas também como fontes de desigualdade e desafios para a educação.
👉IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE. A necessidade de uma formação docente mais prática e atualizada é um ponto recorrente, especialmente diante das novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho.
Em resumo, as manchetes deste notíciasDE 113, revelam um cenário educacional multifacetado, desafiador e em constante transformação. 🌟📚
Boa leitura! 🥰
NotíciasDE 113 é uma contribuição do supersistema de educação e gestão superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶
Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br
Correio Braziliense
Durante as férias de julho, os estudantes do ensino fundamental e médio aproveitaram para relaxar com a família, amigos ou em casa. No entanto, o segundo semestre letivo se inicia no fim deste mês, com cerca de quatro meses e meio de aulas pela frente.
Nova Escola
Enquanto as crianças estão animadas para a volta às aulas, nós, professores, estamos atentos para fazer a sondagem das aprendizagens alcançadas até o momento. Essas informações são fundamentais para planejar os próximos passos.
Revista Educação
O cyberbullying emergiu como uma preocupação crescente nas escolas. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital, é crucial que a gestão escolar esteja preparada para enfrentar esse problema de maneira eficaz.
Portal Lunetas
Quando era criança, a professora Lucielys Magalhães sentia dificuldades em interagir em sala de aula, no interior da Paraíba. “Eu só estava na escola para acompanhar outros colegas. Não entendia muito bem o que diziam e ria apenas para mascarar”, lembra. Mais tarde, desenvolveu um hiperfoco em temas relacionados à educação e conversar continuava sendo um desafio. “Eu só queria falar sobre as aulas, as pesquisas e como ensinar. Mas meus amigos se afastavam porque não queriam falar disso”. Foi então que descobriu estar dentro do espectro autista.
Porvir
O modelo tradicional de ensino, baseado na transmissão de conteúdo pelo professor para posterior memorização pelo estudante, ainda resiste aos aplicativos e plataformas digitais. Com a popularização das ferramentas que utilizam recursos de inteligência artificial, surgem novas promessas e preocupações. Há um impacto esperado sobre o acesso desigual à educação, novos processos dentro das instituições de ensino e transformações no mercado de trabalho. Neste cenário, é fundamental formar professores de maneira menos teórica e mais prática. No entanto, mais importante do que isso são as grandes políticas nacionais que determinam como os diferentes setores devem reagir.
Correio Braziliense
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Porvir
Em uma cena de crime, digna de uma obra de Agatha Christie, é preciso prestar muita atenção aos detalhes. A quais elementos da química um bom investigador pode recorrer para desvendar um mistério? O projeto “Faces do Crime”, desenvolvido por mim no Centro de Ensino em Período Integral Gomes de Souza Ramos, em Anápolis (GO), usou esses elementos para instigar nos alunos do ensino médio o interesse por carreiras científicas, resolução de problemas reais e o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas.
Revista Educação
A criatividade é a capacidade de imaginar, gerar, avaliar e aprimorar ideias ou produtos originais que respondam de forma eficaz a um propósito. Envolve flexibilidade mental, abertura a diferentes pontos de vista, assumir riscos, conectar ideias e conhecimentos de forma inovadora para resolver problemas ou expressar-se, sendo influenciada por fatores individuais, ambientais e culturais.
📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na palma da mão, em um único superaplicativo!
Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google