notíciasDE - migração escolar

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Voltar a educar nesse quase(!?) pós-pandemia...

Dentre tantos assuntos que envolvem o setor educacional brasileiro, em primeiro lugar, destacamos a mobilidade e a migração de estudantes da rede privada para a rede pública de ensino.

Embora esse seja apenas um dos impactos dos quase dois anos em pandemia. Com toda a certeza, escolas, alunos, famílias e professores sentirão os efeitos da pandemia por muitos anos, ainda.

Ainda bem que, nesse momento, o avanço da vacinação consegue dar perspectivas e a possibilidade de um mínimo de planejamento para começar a lidar com os prejuízos e com a retomada do ensino.

Nesse sentido, vemos a pauta do noticiário nacional focar em questões relacionais. Isto é, como a importância da interação e a forma como estudantes e professores, principalmente, passaram a se relacionar durante a pandemia.

Também, a tecnologia sempre é pauta. No entanto, ela deixou de ser tratada como “novidade”. Aos poucos, a tecnologia na educação passa a ser noticiada como normal e super necessária.

Afinal de contas, é a grande aliada da gestão escolar no enfrentamento dos desafios e demandas do ensino no contexto e cenário que, ainda bem, se aproximam: a educação no pós-pandemia.

Xô, covid-19!

No entanto, a variante Delta da covid-19 ainda preocupa as secretarias estaduais de Educação e fortalece a atenção aos protocolos sanitários em todo o Brasil.

Por isso é que a exigência e a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre classes e estudantes são regras fundamentais que devem ser observadas e cobradas por toda a comunidade escolar.

Então, descubra como é possível manter sua escola livre da covid-19. Clique no botão abaixo, acesse o guia completo sobre biossegurança no ambiente escolar e mantenha sua escola segura com a gestão covid-19 para reter alunos e garantir rematrículas em sua escolaESCOLA LIVRE DA COVID-19 É POSSÍVEL, SIM!

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

G1

O número de transferências das escolas da rede privada para a estadual subiu 31% entre janeiro e agosto de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. O prazo para rematrícula ou para se matricular nas escolas do estado termina nesta sexta-feira (24).

Porvir

No centro da educação e impactadas pela pandemia de covid-19, as interações são um dos aspectos necessários de observação nessa nova fase.

Correio Braziliense

O distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19 modificou a forma de as pessoas se relacionarem. Reuniões tornaram-se videoconferências, o trabalho deixou de ser presencial em diversos setores e as aulas migraram para o formato remoto.

Porvir

Usar aplicativos de organização pode continuar acontecendo mesmo em um período de aulas presenciais e menor uso de aulas online.

Nova Escola

Confira dicas e sugestões para avançar nas aprendizagens utilizando estratégias que coloquem o aluno no centro.

Nova Escola

É muito importante que professores da Educação Infantil incentivem os pequenos nessa busca – e algumas sugestões podem ajudar a construir ações efetivas no dia a dia escolar.

Nova Escola

Valendo mil reais. Qual é o tipo de oração subordinada que temos em “como acordei tarde, cheguei atrasada”? Letra a, conformativa; letra b, causal; letra c, comparativa. Tempo na tela. Sente-se o clima de tensão.

Folha Vitória

O estudo A Educação no Brasil: uma Perspectiva Internacional, lançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o apoio técnico do Todos pela Educação, traz dados relevantes sobre os principais obstáculos para a qualidade e equidade educacional.

Nova Escola

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo, sendo que, estudos epidemiológicos realizados nos últimos 50 anos mostram que um aumento contínuo e global do transtorno.

ABC do ABC

Segundo o Instituto de Pesquisa Ipsos, o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes. O termo define práticas de violência que acontecem em ambientes virtuais, como, por exemplo, o caso de Lucas, filho da cantora Walkyria Santos.