Nesse blog post, vou explicar como o superApp Diário Escola facilita e organiza o trabalho da gestão pedagógica e dos professores. Para tanto, vamos considerar todo o ciclo de gestão pedagógica em um ano letivo.
Em primeiro lugar, iniciaremos pelo planejamento pedagógico. Depois, passaremos pelas atividades de aula e fechamentos parciais. E, em seguida, encerraremos com o fechamento do ano letivo.
A gestão pedagógica começa pelo Planejamento Pedagógico
Sem dúvida, é preciso planejar bem para executar bem. Por isso, o planejamento pedagógico é a atividade pela qual o professor prepara a distribuição dos conteúdos que serão utilizados ao longo do ano, bimestre ou trimestre.
Por certo que existe uma diretriz e um plano global dos conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula durante o ano letivo. De fato, essa determinação está expressa na base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o detalhamento dos conteúdos, habilidades e competências que devem ser trabalhados em cada série da Educação Básica.
De acordo com a BNCC e as particularidades de cada escola é que o professor faz a distribuição dos conteúdos no tempo e prepara as atividades de sala de aula. Embora a totalidade dos conteúdos tenha que ser trabalhada, com uma boa gestão pedagógica, há espaço para ajustes ao longo do ano, bimestre ou trimestre conforme o andamento de cada turma.
Só para exemplificar, raramente o planejamento pedagógico é feito do zero. Principalmente, porque as escolas e os profissionais da educação já contam com as experiências de anos anteriores e com materiais didáticos de apoio que entregam grande parte desse planejamento já pronto.
Todavia, professores e coordenação devem revisar o planejamento. Afinal de contas, a gestão pedagógica precisa garantir que o material está adequado e completo.
SuperApp Diário Escola para facilitar e agilizar a gestão pedagógica
Dentro do superApp de educação Diário Escola, os processos de gestão pedagógica são mais ágeis e fáceis. Só para ilustrar, basta acessar o módulo Pedagógico e a ferramenta Planejamento Pedagógico. Também é possível reaproveitar o planejamento de anos anteriores. Basta utilizar a função de importação.
Assim, de forma intuitiva e rápida, o professor pode distribuir, completar e preencher o superaplicativo de educação Diário Escola com o programa de aulas e atividades para o ano inteiro.
Dessa forma, a gestão pedagógica deixa tudo pronto para aplicar no novo e completo Diário de Classe digital do superApp Diário Escola.
Digitalização e automação de processos: a gestão pedagógica agora tem o Diário de Classe digital!
Fomos audaciosos e, agora, temos o Diário de Classe digital! Sabe aquele diário do professor, no qual ele anota todas as informações sobre as aulas, as atividades, as ocorrências, a frequência de alunos e as notas?
Surpreendentemente, é esse o documento e registro obrigatório que, agora, o superApp de educação Diário Escola torna acessível, de forma totalmente digital, on-line e na palma da mão, com grande economia de tempo e com muita agilidade e facilidade.
Com o superApp Diário Escola, você disponibiliza ao corpo docente de sua instituição de ensino não apenas a digitalização e automação de todos os processos de registro no Diário de Classe digital.
Mas, também, o histórico escolar, cálculo de boletins e pareceres customizados, passando pelo superApp do aluno com a funcionalidade pedagógica completa de sala de aula com envio e entrega de trabalhos e tarefas, até o superApp dos pais, para que possam acompanhar o desempenho dos filhos.
Registro de atividades de aula: um processo superfacilitado pela gestão pedagógica
É a hora do show! Em síntese, o professor desenvolve os conteúdos com a turma e executa as atividades. De tal sorte que, após a troca de experiências, as atividades de aula são concluídas e o educador passa ao registro de atividades.
Com poucos cliques e de forma superfácil, o registro das atividades é feito. Da mesma forma, desde a anotação da presença dos alunos, bem como as ocorrências destaques, avaliações e anotações pedagógicas relevantes no Diário de Classe digital.
No superaplicativo de educação Diário Escola, a execução pedagógica é registrada no módulo Pedagógico, na nova e completa versão da ferramenta Diário de Classe.
Supercompleto, o novo Diário de Classe dá conta de todos os aspectos, demandas e boas práticas nas áreas de atenção da gestão pedagógica.
Frequência
Registro da presença dos alunos. Deste processo normalmente realizado diariamente pelo professor, basta um clique para gerar um relatório e imprimir. Além disso, o superApp Diário Escola permite o registro de presenças de forma única: por dia, por disciplina ou por período e disciplina.
Conteúdos
Uma vez que o professor registra os conteúdos trabalhados em sala de aula, é possível criar e enviar materiais para os alunos. Por exemplo, leituras, exercícios, vídeos e outros materiais complementares.
Ocorrências
De fato, é a ferramenta de gestão pedagógica na qual o professor registra ocorrências e destaques dos estudantes. O registro pode ser individual ou em grupo.
Atividades
É onde o professor registra as avaliações dos alunos e as notas. Também, nessa ferramenta, é possível criar e enviar atividades para os alunos. Eles as recebem diretamente pelo superaplicativo educação Diário Escola. Do mesmo modo, logo que o professor corrige e avalia, também devolve as notas. Assim, os alunos recebem suas avaliações diretamente no superApp Diário Escola.
Impressão
Todos os registros do Diário de Classe serão impressos nesse modelo que já é bem conhecido das escolas.
A gestão pedagógica e as avaliações parciais
Em resumo, é pelas avaliações parciais que ocorre o fechamento das avaliações e notas do bimestre, trimestre ou semestre.
O fechamento parcial envolve o processo de conselho de classe no qual os professores e a coordenação pedagógica fazem a avaliação holística de cada aluno.
No superApp Diário Escola, existem dois processos de fechamento e geração do boletim e ou avaliação por competências: o automático e o manual.
Embora não exista uma regra, o mais comum é a utilização do processo manual para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Em contrapartida, o processo automático é mais usado para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
De acordo com o registro das avaliações no Diário de Classe, o sistema calcula automaticamente as notas e a frequência para o boletim.
Provavelmente, essa automação necessitará apenas de uma customização por escola: decidir por um processo de liberação do boletim. A fim de garantir que alunos e responsáveis somente tenham acesso ao boletim no momento apropriado.
O superApp Diário Escola possui um conjunto de regras flexível para o cálculo automático das notas. Inegavelmente, a possibilidade de customização total é uma das marcas de nosso superaplicativo. Por consequência, fica respeitada a individualidade da gestão pedagógica de cada instituição de ensino.
Assim, cada escola tem o seu sistema de notas fielmente refletido dentro do superaplicativo de educação Diário Escola.
A automação só não é possível quando o processo de registro de avaliação demanda ser manual. Por exemplo, como no caso das avaliações por competência. Visto que a avaliação de cada aluno em cada competência é subjetiva, o educador precisa registrar manualmente.
Ao final do processo de fechamento, é feita a liberação das notas para os responsáveis e alunos, que são avisados via notificação push. Assim, podem consultar os resultados diretamente no superApp.
Fechamento com uma supergestão pedagógica
O fechamento é o processo de avaliação que encerra o ano letivo. Para os alunos, é o registro da avaliação final e dos resultados obtidos em cada disciplina e/ou competência. Para os alunos do Ensino Fundamental I ao Médio, também há o registro do histórico escolar e da ata de fechamento.
Assim como ocorre no boletim escolar, a geração do Histórico Escolar pode ocorrer de forma automática ou manual.