Dicas de Planejamento Escolar para 2024

Todo início de ano letivo exige atenção para planejar as atividades escolares de 2024, incluindo datas comemorativas e priorizando um olhar estratégico ao planejamento da escola.

Dessa forma, a gestão escolar é responsável por visualizar com clareza as metas anuais, que podem aumentar as taxas de aprovação e diminuir as de evasão, além de estabelecer quais ações devem ser tomadas para alcançar o resultado esperado.

Por isso, preparamos dicas primordiais para ajudar a gestão escolar no planejamento da escola de 2024. Continue a leitura.

Planejamento da escola: dicas para o ano letivo 2024

Determine as ações com as metas do ano

Cada ação possui um propósito e, por isso, é importante alinhar o planejamento da escola de 2024 com os resultados esperados.

Por exemplo: se você viabilizar um evento sobre cuidados com a saúde mental, o esperado é que os alunos se sintam acolhidos e confortáveis na sua instituição. Como resultado, os índices de evasão devem diminuir, impactar e fazer crescer o rendimento.

Converse com os docentes, alunos e responsáveis

A comunidade escolar desempenha um papel crucial no planejamento estratégico, afinal, é ela quem será afetada por quaisquer definições.

Por isso, articular questionários para os educadores, alunos, responsáveis e colaboradores da sua instituição é um jeito eficaz de entender as necessidades da sua escola.

Se atente aos recursos no planejamento da escola

Quando se fala de recursos financeiros, materiais e humanos, com toda a certeza, todos são essenciais para o planejamento da escola ficar ainda mais completo.

Diante de cada ação definida, é preciso prever qual o investimento necessário, quantas pessoas serão envolvidas, quais materiais serão utilizados e, também, quais são as etapas fundamentais para chegar ao resultado pretendido. Da mesma forma, também é importante determinar tarefas e responsabilidades, para que as demandas aconteçam de uma forma organizada.

Pautas cruciais ao planejamento escolar

Conforme informado no início deste artigo, é importante incluir no planejamento da escola as datas comemorativas e os eventos que serão realizados, além de outros pontos que não podem ser esquecidos.

Um planejamento da escola eficaz estipula datas para, por exemplo, formações dos educadores, reuniões com os responsáveis, palestras, provas, simulados, maratonas, eventos culturais, feiras, aulas de reforço e muito mais. Nesse sentido, invista em atividades escolares que trabalhem a saúde mental, diversidade, inclusão social, habilidades socioemocionais, projetos de vida e Educação Financeira.

Ao mesmo tempo, é estratégico e necessário incluir possíveis trocas de fornecedores, materiais didáticos, avaliações, entregas de merenda e outras questões internas da escola que envolvem prazos.

Além disso, é importante atentar aos seguintes pontos no planejamento da escola:

Revisão da proposta pedagógica

Sem dúvida, é importante atualizar e rever a proposta pedagógica da sua instituição, garantindo que ela esteja alinhada com as diretrizes curriculares.

Faça uma avaliação do planejamento escolar do ano anterior

Analise os resultados acadêmicos de 2023, visando identificar pontos fortes e áreas que precisam melhorar, considerando feedback dos professores, alunos e responsáveis.

Capacitação dos professores

No planejamento da escola, sobretudo, é importante proporcionar e incluir a formação continuada para os educadores, abordando novas metodologias de ensino, tecnologias e questões pedagógicas atuais. Da mesma forma, a gestão escolar deve incentivar a troca de experiências entre os docentes.

Inclua a Educação Financeira no planejamento da escola

Para um novo ano letivo, uma das prioridades escolares é sempre a mesma: aumentar suas matrículas. Diante disso, é importante se destacar diante da concorrência e oferecer um diferencial inovador. Com isso, é primordial que a instituição de ensino inclua a Educação Financeira em sua grade de matérias.

Lembrando que a Educação Financeira é obrigatória nas escolas desde 2020, de acordo com a BNCC. Em 2024, a Educação Financeira também estará presente em diversas escolas públicas e estaduais. A sua escola será a única da região sem proporcionar um diferencial inovador?

Saiba sobre os pacotes da FORME – Educação Financeira, escolha o melhor para a sua escola e aumente suas matrículas em 2024!

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou deste post? Agora que você já sabe como incluir a Educação Financeira no planejamento escolar de sua instituição é um diferencial relevante para sua instituição, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br