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Gestão Educacional e Gestão Escolar: entenda as diferenças e suas implicações

Como diretora de Marketing e Vendas do supersistema Diário Escola, é comum que eu seja questionada sobre as diferenças entre gestão educacional e gestão escolar. Embora esses termos sejam utilizados de modo frequente e indistinto, é fundamental entender que eles representam conceitos diferentes e importantes para o sucesso das instituições de ensino.

Gestão educacional e gestão escolar são dois conceitos centrais no cenário educacional brasileiro. Entretanto, são muito confundidos ou mal interpretados. Mesmo que se entrelacem, seus significados geram dúvidas, principalmente, sobre suas diferenças.

 

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

A educação brasileira enfrenta desafios como a evasão escolar, a defasagem no aprendizado e a desigualdade no acesso à Educação. Sobretudo nesse contexto, a gestão educacional e a gestão escolar assumem grande relevância na busca por soluções. Por isso, compreender as nuances entre elas é essencial para otimizar processos, engajar e alcançar a excelência no ensino. Então, entender as diferenças entre elas contribui para a implementação eficaz de políticas e práticas que beneficiam todos os níveis do sistema educacional.

Em um post recenteGestão educacional: um guia completo para o sucesso escolar –, abordamos de forma prática a gestão educacional. Por isso, disse que gestão educacional e gestão escolar são, praticamente, a mesma coisa e não me detive em minúcias. Porém, neste post, vamos explorar em profundidade esses conceitos, suas diferenças e como aplicá-los para otimizar a administração escolar e contribuir para o sucesso do ambiente de aprendizado.

 

O que é Gestão Educacional?

A gestão educacional se refere aos processos que regulam a política educacional e as atividades de todas as instituições de ensino em um país. Desde o planejamento e coordenação, passando pela supervisão do conjunto de normas, estratégias, metas e diretrizes governamentais, por exemplo.

Ela é ampla e abrange as políticas públicas que definem os rumos da educação no país – diretrizes educacionais, currículo nacional, formação de professores, financiamento da educação, por exemplo, dentre outros aspectos. Gestores educacionais trabalham em órgãos governamentais, universidades e organizações que desenvolvem políticas e programas de Educação.

Nesse sentido, é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais e municipais de Educação, além de órgãos especializados, garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos em todo o Brasil. Enfim, a gestão educacional é responsável por garantir a equidade, a inclusão e a qualidade do ensino, além de promover a inovação e a melhoria contínua.

gestão educacional e gestão escolar

E a Gestão Escolar?

Por outro lado, a gestão escolar é a metodologia administrativa aplicada dentro de uma instituição. Ela se concentra na administração de uma única escola ou rede de ensino, por isso, lida com o dia a dia e busca garantir a qualidade do ensino neste estabelecimento educacional. Assim, envolve a administração de recursos humanos, materiais e financeiros, bem como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e operacionais.

Diretoras, coordenadores pedagógicos e outros líderes escolares trabalham diretamente na gestão de instituições de ensino. Sobretudo, o objetivo é buscar atender às necessidades específicas de cada comunidade escolar.

Ou seja, diretoria, equipe pedagógica e demais profissionais da educação focam na administração, nas tarefas diárias, na coordenação e na supervisão de recursos e pessoas. Enfim, no bom funcionamento e na otimização dos processos dentro das escolas. Em síntese, a gestão escolar é responsável por garantir a eficácia do ensino, a gestão de recursos e a comunicação eficaz com a comunidade.

A importância de diferenciar os dois conceitos

A importância de diferenciar os dois conceitos

Saber a diferença entre gestão educacional e gestão escolar, certamente, é significativo para entender como as decisões são tomadas e implementadas no sistema educativo.

Enquanto a gestão educacional cria o quadro geral, a gestão escolar lida com a aplicação prática dessas diretrizes. Portanto, compreender as diferenças entre elas é essencial para:

✅Evitar sobreposição de funções e responsabilidades.

✅Otimizar o uso de recursos humanos, financeiros e materiais.

✅Promover uma comunicação eficaz entre os diferentes níveis de gestão.

✅Garantir a coerência entre as políticas públicas e a realidade das escolas.

✅Alcançar resultados melhores na aprendizagem dos alunos.

 

 

Níveis hierárquicos da gestão educacional e da gestão escolar: uma pirâmide de responsabilidades

Sem dúvida, fica bastante fácil perceber a divisão de responsabilidades entre gestão educacional e gestão escolar ao analisar suas dimensões.

✅MACRO – Políticas e diretrizes nacionais: gestão educacional.

✅MESO – Gestão de sistemas e redes de ensino: gestão educacional e escolar.

✅MICRO – Gestão de escolas e salas de aula: gestão escolar.

No entanto, quando evoluímos para a análise dos níveis de atuação, não é nenhuma surpresa, o domínio é completo da gestão educacional. Afinal, trata-se da responsabilidade sobre os conjuntos dos estabelecimentos educacionais em cada nível.

✅FEDERAL – Define as diretrizes e políticas públicas para a Educação.

✅ESTADUAL – Acompanha e implementa as políticas federais na rede estadual de ensino.

✅MUNICIPAL – Administra o conjunto das escolas públicas municipais.

Por fim, o domínio da gestão escolar se dá quando chegamos à competência de ação nas unidades escolares.

✅ESTRATÉGICA – Define os rumos da instituição a longo prazo, pois estabelece políticas, diretrizes, metas e objetivos.

✅TÁTICA – Transforma as estratégias em planos específicos e ações de médio e longo prazos.

✅OPERACIONAL – Coloca em prática políticas e diretrizes educacionais enquanto implementa ações e atividades diárias. Garante que tudo funcione no dia a dia da escola, conforme planejado.

Por fim, é fácil perceber que a gestão educacional se ocupa do topo e de grande parte do meio, enquanto a gestão escolar domina toda a base da pirâmide de responsabilidades sobre Educação e escolas.

Características comuns e divergentes entre gestão educacional e gestão escolar

Características comuns e divergentes entre gestão educacional e gestão escolar

Ambas compartilham o objetivo comum de melhorar a qualidade da educação, sem dúvida. No entanto, enquanto a gestão educacional foca em políticas macro, a gestão escolar lida com questões micro, como encontrar as soluções ideais para otimizar o gerenciamento do dia a dia escolar.

 

👉Características convergentes: união em prol da educação

Apesar das diferenças, gestão educacional e gestão escolar compartilham características convergentes importantes:

✅FOCO NO ALUNO – Tanto gestores educacionais quanto escolares colocam o estudante no centro do processo educativo.

✅OBJETIVO COMUM – Por isso, a gestão educacional e a escolar visam melhorar a Educação e, como resultado, garantir a qualidade do ensino para todos os alunos.

✅NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Definir metas, ações e indicadores de sucesso é fundamental. Afinal, tanto a gestão educacional quanto a escolar requerem habilidades de planejamento e organização para implementar programas e iniciativas eficazes.

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS Envolver e motivar a equipe escolar, sem dúvida, é essencial para o bom funcionamento da instituição e para alcançar objetivos educacionais.

✅UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS – A tecnologia, com toda a certeza, é uma grande aliada. Afinal, oferece múltiplas soluções para organizar e otimizar processos administrativos, pedagógicos, financeiros e de comunicação escolar.

✅AVALIAÇÃO CONTÍNUA – Monitorar, avaliar resultados e realizar ajustes, sem dúvida, é essencial para garantir o aprimoramento contínuo.

 

👉Características divergentes: pontos-chave para a diferenciação entre gestão educacional e gestão escolar

As diferenças entre gestão educacional e gestão escolar são facilmente identificadas em 6 pontos-chave.

Característica

Gestão Educacional

Gestão Escolar

1. Nível de atuação

Macro (nacional, estadual, municipal)

Micro (instituição de ensino)

2. Foco

Políticas públicas, diretrizes curriculares, formação de professores, avaliação de sistemas de ensino

Processos e recursos necessários ao funcionamento da escola, currículo escolar, atividades pedagógicas, avaliação de alunos

3. Agente responsável

MEC, secretarias de educação, conselhos educacionais

Direção escolar, equipe pedagógica

4. Escopo de responsabilidade

Gestores educacionais lidam com políticas e programas amplos, responsáveis por garantir a equidade e a qualidade do ensino em nível nacional, enquanto se preocupam com estratégias e pesquisas para o desenvolvimento da Educação

Gestores escolares focam na administração diária de uma escola, com o propósito de garantir a eficácia do ensino e da gestão dos recursos humanos e financeiros

5. Tomada de decisão

É mais política e estratégica

É mais operacional e tática

6. Interação com stakeholders

Gestores educacionais interagem com governos, ONGs e outras instituições

Gestores escolares interagem diretamente com professores, alunos e pais

Exemplos de ações

Elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementação de programas de formação de professores

Elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), organização do calendário letivo, acompanhamento do desempenho dos alunos

Tecnologia e inovação impulsionam a gestão educacional e a gestão escolar

Tecnologia e inovação impulsionam a gestão educacional e a gestão escolar

Tecnologia e inovação são relevantes em ambas as áreas, uma vez que oferecem recursos e funcionalidades supereficientes para a implementação de políticas educacionais e a administração eficiente das escolas.

Sem dúvida, tecnologia e inovação são poderosas, tanto para amplificar a gestão educacional quanto para otimizar a gestão escolar.

 

👉Gestão Educacional

✅PLATAFORMAS DE ANÁLISE DE DADOS – Dão conta de grandes volumes de dados para desenvolver políticas educacionais baseadas em evidências.

✅FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO – Com toda a certeza, facilitam a comunicação entre diferentes níveis do sistema educacional.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Cursos on-line e plataformas colaborativas, certamente, podem oferecer oportunidades de aprimoramento profissional contínuo.

 

👉Gestão Escolar

✅SISTEMAS DE GESTÃO ESCOLAR – Automatizam tarefas administrativas e facilitam a gestão de matrículas, notas, boletins, frequência, comunicação com a comunidades escolar, relatórios financeiros, fluxo de alunos e se integram a sistemas de portaria com catracas e reconhecimento facial, por exemplo.

✅PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – Com toda a certeza, recursos digitais tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, além de auxiliar na personalização da aprendizagem. Suportam a implementação de métodos de ensino inovadores, como aulas on-line e híbridas e integração ao Google Classroom, por exemplo.

✅COMUNICAÇÃO ESCOLAR – Ferramentas digitais, sem dúvida, facilitam a comunicação entre escolas, famílias e alunos. Principalmente, por meio de uma agenda escolar digital e personalizada, com a gestão do fluxo de alunos. Sem dúvida, oferecem soluções seguras e completas para reduzir custos e aproximar as famílias das escolas.

51 livros que todo gestor escolar deveria ler

51 livros que todo gestor escolar deveria ler

Diversos autores e instituições se dedicam ao estudo da gestão educacional e da gestão escolar. Como resultado, escrevem e publicam livros que oferecem subsídios valiosos para a prática profissional.

Em uma rápida pesquisa no Google, encontrei diversas sugestões de leitura para quem tem interesse em entender mais sobre gestão escolar e gestão educacional. Então, veja o resultado da minha pesquisa e aproveite! Afinal, segundo recomendam, são livros que todo gestor escolar deveria ler.

Administração escolar – Valdemarina Bidoni, juntamente com Elaine Turk, 1996, EDIPUCRS.
Inteligência emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente – Daniel Goleman, 1996, Editora Objetiva.
Conversas com quem gosta de ensinar – Rubem Alves, 2000, Papirus Editora.
O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola – Vera Maria Nigro de Souza Placco, juntamente com Laurinda Ramalho de Almeida, 2003, Edições Loyola.
Gestão educacional: uma nova visão – Sonia Simões Colombo, 2004, Penso.
O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade – Vera Maria Nigro de Souza Placco, juntamente com Laurinda Ramalho de Almeida, 2006, Edições Loyola.
Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança – Lourdes Bezerra, juntamente com Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte, 2006, Editora Paulinas.
A educação que desejamos – Novos desafios e como chegar lá – José Manuel Moran, 2007, Papirus Editora.
Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino – Vitor Henrique Paro, 2007, Editora Ática.
Tecnologias na formação e na gestão escolar – Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, juntamente com Myrtes Alonso, 2007, Editora Avercamp.
Gestão Escolar – Maria Cristina Munhoz Araújo, 2009, Iesde Brasil S.A.
Dimensões da gestão escolar e suas competências – Heloísa Lück, 2009, Editora Positivo.
Gestão escolar e docência – Casemiro de Medeiros Campos, 2010, Editora Paulinas.
Gestão escolar. Dicas corporativas. Nossas escolas estão prontas para os desafios? – Almir Vicentini, 2010, Phorte Editora.
Gestão escolar e inovação – Reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência – Casemiro de Medeiros Campos, 2010, Editora Melo.
Gestão de ensino e práticas pedagógicas – Adelar Hengemühle, 2011, Editora Vozes.
Conversas com um jovem professor – Leandro Karnal, 2012, Editora Contexto.
Escola participativa – O trabalho do gestor escolar – Heloísa Lück, 2012, Editora Vozes.
O planejamento estratégico – Um instrumento para o gestor de escola pública – Claudia Zuppini, 2012, Paco Editorial.
Educação digital – A tecnologia a favor da inclusão – Luiza Ribeiro do Valle, juntamente com Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa, 2013, Penso.
Gestão participativa na escola vol. III: Volume 3 – Heloísa Lück, 2013, Editora Vozes.
O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola – Parceria Comunidade Educativa CEDAC, juntamente com Fundação Santillana e Editora Moderna, 2013.
Gestão escolar: Perspectivas, desafios e função social – Eduardo Monteiro, juntamente com Artur Motta, 2013, Editora LTC – GRUPO GEN.
Liderança em gestão escolar Vol. IV – Heloísa Lück, 2014, Editora Vozes.
Planejamento, Gestão e Legislação Escolar – Geraldo José Sant’Anna, 2014, Editora Érica.
Saúde mental na escola – O que os educadores devem saber – Gustavo M. Estanislau, juntamente com Rodrigo Bressan, 2014, Artmed.
Administração educacional: teoria, pesquisa e prática – Wayne Hoy, juntamente com Cecil Miskel e C. John Tarter, 2015, Penso.
Gestão democrática da educação: Desafios contemporâneos – Dalila Andrade de Oliveira, 2015, Editora Vozes.
Gestão para resultados na educação – Izabela Murici, juntamente com Neuza Chaves, 2016, Falconi Editora.
Práticas inovadoras na formação de professores – Marli André (org.), 2016, Papirus Editora.
A organização do currículo por projetos de trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio – Fernando Hernández, juntamente com Monserrat Ventura, 2017, Penso.
As coisas que você só vê quando desacelera – Como manter a calma em um mundo frenético – Haemin Sunim, 2017, Editora Sextante.
Gestão educacional – Uma questão paradigmática – Heloísa Lück, 2017, Editora Vozes.
Mindset – A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck, 2017, Objetiva.
Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação – Ken Robinson, 2018, Penso.
Gestão, liderança e clima escolar – Ana Cristina Prado de Oliveira, 2018, Appris Editora.
Nós e a escola: Agonias e alegrias – Mario Sergio Cortella, 2018, Editora Vozes.
Os setes saberes necessários à educação do futuro – Edgar Morin, 2018, Cortez Editora.
Trabalho, educação e inteligência artificial – A era do indivíduo versátil – Rui Fava, 2018, Penso.
A coragem para liderar – Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos – Brené Brown, 2019, BestSeller.
Habilidades socioemocionais na escola – Roseli Bonfante, 2019, Juruá Editora.
O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Telma Weisz, juntamente com Ana Sanchez, 2019, Editora Ática.
Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital – Dale Carnegie, 2020, Editora Sextante.
Habilidades socioemocionais na educação – Antonia Benedita Teixeira, 2020, Appris Editora.
Inclusifique – Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa – Stefanie K. Johnson, 2020, Benvirá.
O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler) – Philippa Perry, 2020, Fontanar.
Conversas corajosas – Elisama Santos, 2021, Paz & Terra.
História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor – Azilde L. Andreotti, juntamente com José Claudinei Lombardi e Lalo Watanabe Minto (org.), 2021, Alínea Editora.
Educação escolar: Políticas, estrutura e organização – José Carlos Libâneo, juntamente com João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabare, 2021, Cortez Editora.
Organização e gestão da escola: Teoria e prática – José Carlos Libâneo, 2021, Heccus Editora.
Aula Nota 10 3.0 – 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula – Doug Lemov, 2022, Penso.
Referenciais teóricos

Referências para iluminar os caminhos da gestão educacional e escolar

Da mesma forma, existem diversos referenciais teóricos que tratam da gestão educacional e da gestão escolar. Certamente, eles fornecem a base para compreender os conceitos e aplicá-los, na prática. Veja, então, algumas referências interessantes pesquisadas em artigos recentes:

👉ABDIAN, G.Z; NASCIMENTO, P.H.C; SILVA, N.D.B. Desafios Teórico-metodológicos para as pesquisas em Administração/Gestão Educacional/Escolar. Edu. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p. 465-480, abr.-jun., 2016
👉BONAMINO, Alicia; LIMA, Naira da Costa Muylaert. Aspectos da gestão escolar e seus efeitos no desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. In: MARTINS, Angela Maria et al (Org.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013.
👉CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de; NASCENTE, Renata Maria Moschen. Visões de diretoras de escola sobre políticas públicas e determinações legais educacionais. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 771-790, set./dez. 2017.
👉CUNHA, C. D.; SOUSA, J. V. D; SILVA, M. A.D. (Orgs.). Investigação em política e gestão da educação: método, temas e olhares. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.
👉DOURADO, L. F. (org.). PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. (Meio Eletrônico) – Brasília: Anpae, 2020.
👉DRABACH, N. P.; MOUSQUER, M. E. L. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 258-285, jul/dez 2009.
👉FONSECA, D. M. D. (Org.) Administração educacional: um compromisso democrático. Campinas: Papirus, 1994.
👉FRANCISCO FILHO, G. A administração escolar analisada no processo histórico. Campinas: Alínea, 2006.
👉GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
👉LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
👉LIMA, L. C. Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Revista Portuguesa de Educação, 2011, 24 (1), pp. 249-257 © 2011, CIEd – Universidade do Minho.
👉LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática, v. I, Série Cadernos de Gestão. Porto Alegre: Vozes, 2015. ______. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
______. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
👉NASCIMENTO, P.H.C. Por uma cartografia da política e gestão educacional no Brasil. 2023, 156 f. Tese (Doutorado em educação), Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
👉OLIVEIRA, D. A (Org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2015.
👉OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2014.
👉PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
_______. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo. Ática. 2007.
_______. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
👉ROSAR, M. D. F. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação contemporânea).
👉SANT’ANNA, Geraldo José. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Érica, 2014.
👉SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016.
👉TEIXEIRA, Hélio Janny. Da administração geral à administração escolar: uma revalorização do papel do diretor da escola pública. São Paulo: Blucher, 2003.
Dados e estatísticas

Dados e estatísticas sobre gestão educacional e gestão escolar

Embora dados específicos sobre as diferenças entre gestão educacional e gestão escolar sejam escassos, estudos indicam que a boa gestão resulta em melhor desempenho dos alunos e maior satisfação dos professores.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma gestão educacional eficaz contribui significativamente para o desempenho dos estudantes.

Ao mesmo tempo, escolas com uma gestão escolar estruturada apresentam resultados melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

gestão educacional e gestão escolar: rumo à excelência educacional

Rumo à excelência educacional

Em resumo, a gestão educacional e a gestão escolar são conceitos diferentes e importantes para a melhoria da educação e o sucesso dos estabelecimentos educacionais. Por isso, entender a diferença entre elas é bastante significativo para todos os envolvidos no processo educativo.

Além de facilitar a abordagem para criar ambientes de aprendizado mais eficazes e inclusivos, por fim, compreender a diferença entre esses dois conceitos é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia do ensino.

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