Como diretora de Marketing e Vendas do supersistema Diário Escola, é comum que eu seja questionada sobre as diferenças entre gestão educacional e gestão escolar. Embora esses termos sejam utilizados de modo frequente e indistinto, é fundamental entender que eles representam conceitos diferentes e importantes para o sucesso das instituições de ensino.
Gestão educacional e gestão escolar, com toda a certeza, são dois conceitos centrais no cenário educacional brasileiro. Entretanto, são muito confundidos ou mal interpretados. Mesmo que se entrelacem, seus significados geram dúvidas, principalmente, sobre suas diferenças.
👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️
A educação brasileira enfrenta desafios como a evasão escolar, a defasagem no aprendizado e a desigualdade no acesso à Educação, por exemplo. Sobretudo nesse contexto, a gestão educacional e a gestão escolar assumem grande relevância na busca por soluções. Por isso, compreender as nuances entre elas é essencial para otimizar processos, engajar e alcançar a excelência no ensino. Então, entender as diferenças entre elas contribui para a implementação eficaz de políticas e práticas que beneficiam todos os níveis do sistema educacional.
Em um post recente – Gestão educacional: um guia completo para o sucesso escolar –, abordamos de forma prática a gestão educacional. Por isso, disse que gestão educacional e gestão escolar são, praticamente, a mesma coisa e não me detive em minúcias. Porém, neste post, vamos explorar em profundidade esses conceitos, suas diferenças e como aplicá-los para otimizar a administração escolar e contribuir para o sucesso do ambiente de aprendizado.
O que é Gestão Educacional?
A gestão educacional se refere aos processos que regulam a política educacional e as atividades de todas as instituições de ensino em um país. Desde o planejamento e coordenação, passando pela supervisão do conjunto de normas, estratégias, metas e diretrizes governamentais, por exemplo.
Ela é ampla e abrange as políticas públicas que definem os rumos da educação no país – diretrizes educacionais, currículo nacional, formação de professores, financiamento da educação, por exemplo, dentre outros aspectos. Gestores educacionais trabalham em órgãos governamentais, universidades e organizações que desenvolvem políticas e programas de Educação.
Nesse sentido, é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais e municipais de Educação, além de órgãos especializados, garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos em todo o Brasil. Enfim, a gestão educacional é responsável por garantir a equidade, a inclusão e a qualidade do ensino, além de promover a inovação e a melhoria contínua.
E a Gestão Escolar?
Por outro lado, a gestão escolar é a metodologia administrativa aplicada dentro de uma instituição. Ela se concentra na administração de uma única escola ou rede de ensino, por isso, lida com o dia a dia e busca garantir a qualidade do ensino neste estabelecimento educacional. Assim, envolve a administração de recursos humanos, materiais e financeiros, bem como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e operacionais.
Diretoras, coordenadores pedagógicos e outros líderes escolares trabalham diretamente na gestão de instituições de ensino. Sobretudo, o objetivo é buscar atender às necessidades específicas de cada comunidade escolar.
Ou seja, diretoria, equipe pedagógica e demais profissionais da educação focam na administração, nas tarefas diárias, na coordenação e na supervisão de recursos e pessoas. Enfim, no bom funcionamento e na otimização dos processos dentro das escolas. Em síntese, a gestão escolar é responsável por garantir a eficácia do ensino, a gestão de recursos e a comunicação eficaz com a comunidade.
A importância de diferenciar os dois conceitos
Saber a diferença entre gestão educacional e gestão escolar, certamente, é significativo para entender como as decisões são tomadas e implementadas no sistema educativo.
Enquanto a gestão educacional cria o quadro geral, a gestão escolar lida com a aplicação prática dessas diretrizes. Portanto, compreender as diferenças entre elas é essencial para:
✅Evitar sobreposição de funções e responsabilidades.
✅Otimizar o uso de recursos humanos, financeiros e materiais.
✅Promover uma comunicação eficaz entre os diferentes níveis de gestão.
✅Garantir a coerência entre as políticas públicas e a realidade das escolas.
✅Alcançar resultados melhores na aprendizagem dos alunos.
Níveis hierárquicos da gestão educacional e da gestão escolar: uma pirâmide de responsabilidades
Sem dúvida, fica bastante fácil perceber a divisão de responsabilidades entre gestão educacional e gestão escolar ao analisar suas dimensões.
✅MACRO – Políticas e diretrizes nacionais: gestão educacional.
✅MESO – Gestão de sistemas e redes de ensino: gestão educacional e escolar.
✅MICRO – Gestão de escolas e salas de aula: gestão escolar.
No entanto, quando evoluímos para a análise dos níveis de atuação, não é nenhuma surpresa, o domínio é completo da gestão educacional. Afinal, trata-se da responsabilidade sobre os conjuntos dos estabelecimentos educacionais em cada nível.
✅FEDERAL – Define as diretrizes e políticas públicas para a Educação.
✅ESTADUAL – Acompanha e implementa as políticas federais na rede estadual de ensino.
✅MUNICIPAL – Administra o conjunto das escolas públicas municipais.
Por fim, o domínio da gestão escolar se dá quando chegamos à competência de ação nas unidades escolares.
✅ESTRATÉGICA – Define os rumos da instituição a longo prazo, pois estabelece políticas, diretrizes, metas e objetivos.
✅TÁTICA – Transforma as estratégias em planos específicos e ações de médio e longo prazos.
✅OPERACIONAL – Coloca em prática políticas e diretrizes educacionais enquanto implementa ações e atividades diárias. Garante que tudo funcione no dia a dia da escola, conforme planejado.
Por fim, é fácil perceber que a gestão educacional se ocupa do topo e de grande parte do meio, enquanto a gestão escolar domina toda a base da pirâmide de responsabilidades sobre Educação e escolas.
Características comuns e divergentes entre gestão educacional e gestão escolar
Ambas compartilham o objetivo comum de melhorar a qualidade da educação, sem dúvida. No entanto, enquanto a gestão educacional foca em políticas macro, a gestão escolar lida com questões micro, como encontrar as soluções ideais para otimizar o gerenciamento do dia a dia escolar.
👉Características convergentes: união em prol da educação
Apesar das diferenças, gestão educacional e gestão escolar compartilham características convergentes importantes como, por exemplo:
✅FOCO NO ALUNO – Não só os gestores educacionais, mas também os escolares colocam o estudante no centro do processo educativo.
✅OBJETIVO COMUM – Por isso, a gestão educacional e a escolar visam melhorar a Educação e, como resultado, garantir a qualidade do ensino para todos os alunos.
✅NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Definir metas, ações e indicadores de sucesso é fundamental. Afinal, tanto a gestão educacional quanto a escolar requerem habilidades de planejamento e organização para implementar programas e iniciativas eficazes.
✅LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS – Envolver e motivar a equipe escolar, sem dúvida, é essencial para o bom funcionamento da instituição e para alcançar objetivos educacionais.
✅UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS – A tecnologia, com toda a certeza, é uma grande aliada. Afinal, oferece múltiplas soluções para organizar e otimizar processos administrativos, pedagógicos, financeiros e de comunicação escolar.
✅AVALIAÇÃO CONTÍNUA – Monitorar, avaliar resultados e realizar ajustes, sem dúvida, é essencial para garantir o aprimoramento contínuo.
👉Características divergentes: pontos-chave para a diferenciação entre gestão educacional e gestão escolar
As diferenças entre gestão educacional e gestão escolar, certamente, são facilmente identificadas em 6 pontos-chave.
Característica | Gestão Educacional | Gestão Escolar |
1. Nível de atuação | Macro (nacional, estadual, municipal) | Micro (instituição de ensino) |
2. Foco | Políticas públicas, diretrizes curriculares, formação de professores, avaliação de sistemas de ensino, por exemplo | Processos e recursos necessários ao funcionamento da escola, como currículo escolar, atividades pedagógicas, avaliação de alunos, por exemplo |
3. Agente responsável | MEC, secretarias de educação, conselhos educacionais | Direção escolar, equipe pedagógica |
4. Escopo de responsabilidade | Gestores educacionais lidam com políticas e programas amplos, responsáveis por garantir a equidade e a qualidade do ensino em nível nacional, enquanto se preocupam com estratégias e pesquisas para o desenvolvimento da Educação | Gestores escolares focam na administração diária de uma escola, com o propósito de garantir a eficácia do ensino e da gestão dos recursos humanos e financeiros |
5. Tomada de decisão | É mais política e estratégica | É mais operacional e tática |
6. Interação com stakeholders | Gestores educacionais interagem com governos, ONGs e outras instituições | Gestores escolares interagem diretamente com professores, alunos e pais |
Exemplos de ações | Elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementação de programas de formação de professores | Elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), organização do calendário letivo, acompanhamento do desempenho dos alunos |
Tecnologia e inovação impulsionam a gestão educacional e a gestão escolar
Tecnologia e inovação são relevantes em ambas as áreas, uma vez que oferecem recursos e funcionalidades supereficientes para a implementação de políticas educacionais e a administração eficiente das escolas.
Sem dúvida, tecnologia e inovação são poderosas, tanto para amplificar a gestão educacional quanto para otimizar a gestão escolar.
👉Gestão Educacional
✅PLATAFORMAS DE ANÁLISE DE DADOS – Dão conta de grandes volumes de dados e, por isso, são recomendadas para auxiliar a desenvolver políticas educacionais baseadas em evidências.
✅FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO – Com toda a certeza, facilitam a comunicação entre diferentes níveis do sistema educacional.
✅FORMAÇÃO DE PROFESSORES – Cursos on-line e plataformas colaborativas, certamente, podem oferecer oportunidades de aprimoramento profissional contínuo.
👉Gestão Escolar
✅SISTEMAS DE GESTÃO ESCOLAR – Automatizam tarefas administrativas e facilitam a gestão de matrículas, notas, boletins, frequência, comunicação com a comunidades escolar, relatórios financeiros, fluxo de alunos e se integram a sistemas de portaria com catracas e reconhecimento facial, por exemplo.
✅PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – Com toda a certeza, recursos digitais tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, além de auxiliar na personalização da aprendizagem. Suportam a implementação de métodos de ensino inovadores, como aulas on-line e híbridas e integração ao Google Classroom, por exemplo.
✅COMUNICAÇÃO ESCOLAR – Ferramentas digitais, sem dúvida, facilitam a comunicação entre escolas, famílias e alunos. Principalmente, por meio de uma agenda escolar digital e personalizada, com a gestão do fluxo de alunos. Sem dúvida, oferecem soluções seguras e completas para reduzir custos e aproximar as famílias das escolas.
Referências para iluminar os caminhos da gestão educacional e escolar
Da mesma forma, existem diversos referenciais teóricos que tratam da gestão educacional e da gestão escolar. Certamente, eles fornecem a base para compreender os conceitos e aplicá-los, na prática. Veja, então, algumas referências interessantes pesquisadas em artigos recentes:
👉ABDIAN, G.Z; NASCIMENTO, P.H.C; SILVA, N.D.B. Desafios Teórico-metodológicos para as pesquisas em Administração/Gestão Educacional/Escolar. Edu. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p. 465-480, abr.-jun., 2016
👉BONAMINO, Alicia; LIMA, Naira da Costa Muylaert. Aspectos da gestão escolar e seus efeitos no desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. In: MARTINS, Angela Maria et al (Org.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas: Autores Associados, 2013.
👉CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de; NASCENTE, Renata Maria Moschen. Visões de diretoras de escola sobre políticas públicas e determinações legais educacionais. RBPAE, v. 33, n. 3, p. 771-790, set./dez. 2017.
👉CUNHA, C. D.; SOUSA, J. V. D; SILVA, M. A.D. (Orgs.). Investigação em política e gestão da educação: método, temas e olhares. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.
👉DOURADO, L. F. (org.). PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. (Meio Eletrônico) – Brasília: Anpae, 2020.
👉DRABACH, N. P.; MOUSQUER, M. E. L. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 258-285, jul/dez 2009.
👉FONSECA, D. M. D. (Org.) Administração educacional: um compromisso democrático. Campinas: Papirus, 1994.
👉FRANCISCO FILHO, G. A administração escolar analisada no processo histórico. Campinas: Alínea, 2006.
👉GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
👉LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
👉LIMA, L. C. Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Revista Portuguesa de Educação, 2011, 24 (1), pp. 249-257 © 2011, CIEd – Universidade do Minho.
👉LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática, v. I, Série Cadernos de Gestão. Porto Alegre: Vozes, 2015. ______. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
______. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
______. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
👉NASCIMENTO, P.H.C. Por uma cartografia da política e gestão educacional no Brasil. 2023, 156 f. Tese (Doutorado em educação), Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
👉OLIVEIRA, D. A (Org.). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 2015.
👉OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2014.
👉PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.
_______. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo. Ática. 2007.
_______. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
👉ROSAR, M. D. F. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação contemporânea).
👉SANT’ANNA, Geraldo José. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Érica, 2014.
👉SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016.
👉TEIXEIRA, Hélio Janny. Da administração geral à administração escolar: uma revalorização do papel do diretor da escola pública. São Paulo: Blucher, 2003.
Dados e estatísticas sobre gestão educacional e gestão escolar
Embora dados específicos sobre as diferenças entre gestão educacional e gestão escolar sejam escassos, estudos indicam que a boa gestão resulta em melhor desempenho dos alunos e maior satisfação dos professores.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma gestão educacional eficaz contribui significativamente para o desempenho dos estudantes.
Ao mesmo tempo, escolas com uma gestão escolar estruturada apresentam resultados melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Rumo à excelência educacional
Em resumo, a gestão educacional e a gestão escolar são conceitos diferentes e importantes para a melhoria da educação e o sucesso dos estabelecimentos educacionais. Por isso, entender a diferença entre elas é bastante significativo para todos os envolvidos no processo educativo.
Além de facilitar a abordagem para criar ambientes de aprendizado mais eficazes e inclusivos, por fim, compreender a diferença entre esses dois conceitos é fundamental para garantir a qualidade e a eficácia do ensino.
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