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Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

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Um olhar para o processo e o fazer educacional

Olá, escolas parceiras🌻 Há bastante tempo que não tínhamos tantas notícias e informações sobre Educação e o fazer educacional no noticiário nacional. Um fato que saltou aos olhos e, de fato, agradou.

Começamos, claro, com o Enem, que já realizou a primeira etapa, com a redação, questões de linguagem e códigos e ciências humanas, no dia 5 de novembro. No próximo dia 12, será a vez das ciências da natureza e matemática.

A busca por soluções socioemocionais nas escolas também apareceu, com destaque para a promoção da saúde mental no ambiente escolar.

Tecnologia e inovação também garantiram seu espaço. Em primeiro lugar, para premiar educadores pelo trabalho e projetos nas áreas de Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade. E, também, por conta do debate sobre o uso da inteligência artificial na Educação e questões éticas envolvidas. Sem dúvida, uma discussão que ainda perdurará por um bom tempo.

Na Educação Infantil, tivemos abordadas questões como protagonismo no aprendizado infantil, educação bilíngue, formação de cidadã, contação de histórias, storytelling, tecnologia e ferramentas digitais. É interessante constatar que, juntos e integrados, esses elementos e processos pedagógicos demonstram maior potencial para estimular o aprendizado, de forma mais lúdica e interessante.

Por fim, ainda, o Novo Ensino Médio.

Boa leitura! 🥰

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Agência Brasil

No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 5 de novembro, os candidatos resolverão questões de linguagens, ciências humanas e farão a prova de redação. A redação é a única parte discursiva do exame e não zerar essa prova é requisito para participar de processos seletivos para vagas no ensino superior. A duas semanas para o exame, professores de escolas públicas contam como estão preparando os alunos e dão dicas para quem fará as provas este ano. “Eu costumo dizer que o Enem é o pagamento, como se fosse a prestação de conta do discente com seus responsáveis e com a escola, de tudo que estudou tanto no ensino fundamental quanto médio”, define o professor de Língua Portuguesa do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, em Manaus (AM), José Félix da Costa Filho.

Eu Estudante

A rotina de trabalho de mães e de pais, os resquícios da pandemia e a tecnologia inserida no dia a dia dos jovens, geraram um alerta em relação à saúde mental de crianças e de adolescentes em todo o país. A educação, como parte essencial da vida, deve levar em consideração essa bagagem emocional dos estudantes, que se refletirá na vida adulta. O trabalho com competências socioemocionais, que visa a promoção de saúde mental nas escolas, está previsto inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Eu Estudante

O uso da inteligência artificial no ensino básico é uma realidade. Apesar do surgimento de novas ferramentas, como o ChatGPT, há anos o avanço na tecnologia está impulsionando transformações tanto na gestão escolar quanto no processo de ensino e aprendizado dos alunos. O diretor da Swiss International School (SIS), Henrick Oprea, avalia que as escolas devem apresentar um currículo de Tecnologia da Informação (TI) diversificado, que se integre às disciplinas tradicionais do currículo estudantil.

Porvir

A temática da inteligência artificial na educação tem sido acompanhada aqui no Porvir e aparece com cada vez mais frequência em espaços de troca entre os professores. Boa parte dos educadores e das educadoras já reconhecem que estão diante de uma mudança de paradigma, e que é possível aproveitar as ferramentas que usam IA em suas práticas pedagógicas. Contudo, há ainda quem resista ou não saiba bem ao certo como lidar com essa tecnologia cada vez mais presente em diversas plataformas – incluindo as de educação.

Nova Escola

Em 2023, o Prêmio Educador Nota 10, uma das maiores premiações do país, chega à sua 25ª edição com duas novidades: a participação do Instituto Somos na realização do Prêmio, ao lado da Fundação Victor Civita, e o alinhamento com a Agenda Global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento inclui os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que as nações possam erradicar a pobreza, assegurar direitos, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas, entre outros desafios. De acordo com esses valores, neste ano, as temáticas do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos humanos, Inovação e tecnologia e Sustentabilidade.

Metrópoles

Mestre em inteligência artificial, o jornalista e escritor Alexandre Le Voci Sayad faz um passeio histórico pelo uso da IA na educação e aponta a importância de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, para que também entendam os impactos éticos da tecnologia.

Porvir

Imagine a cena: uma professora entra em sala de aula fantasiada, investindo na dramaturgia e na linguagem corporal para envolver seus alunos enquanto conta uma história em inglês. Tudo isso com o apoio de um painel interativo, para tornar esse momento ainda mais lúdico. É dessa forma que muitos docentes aplicam uma metodologia conhecida como storytelling em suas aulas. Define-se o conceito pela habilidade de contar histórias, criando uma narrativa envolvente para estimular o aprendizado de maneira atrativa e eficaz. Essa prática pode ser uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

G1

O projeto de lei do governo Lula que propõe mudanças no Novo Ensino Médio foi enviado para o Congresso Nacional. Mas, na prática, o que acontece agora? As escolas já têm que mexer no seu currículo? Entenda em cinco pontos o que diz a proposta e os próximos passos. 📝 Contexto: a apresentação do projeto é uma resposta às críticas ao modelo que está em vigor há dois anos já. A carga horária das disciplinas tradicionais foi diminuída para dar lugar a matérias optativas conforme o interesse do estudante.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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