Inovar e não estagnar a escola

Você tem professor-problema na escola?

Tecnologia que economiza

Professor-problema: Reclamações, descontentamentos? Fique atento com a equipe!

A sua escola é ótima e muito respeitada, mas de repente começaram haver dificuldades com algumas turmas e os pais estão reclamando?

Uma escola é planejada e estruturada de acordo com variados princípios e normas, mas, sem dúvida, o quesito mais importante é o seu projeto pedagógico.

Na maioria das vezes, ele é o fator determinante na hora das famílias escolherem a qual instituição confiarão a educação dos filhos. E eles estão certíssimos!

Mas quem coloca em prática o projeto pedagógico e faz, literalmente, as coisas acontecerem? Os professores.

Então, diretores, todo cuidado é pouco quando a pauta é contratação e constante avaliação do quadro docente.

Afinal, quando você tem um professor-problema na equipe toda a imagem valorizada da escola e a boa expectativa dos pais podem ir por água abaixo.

• Um professor precisa ter excelente formação acadêmica, comprovada por títulos e diplomas, mas que de pouco adiantará se ele não for bom em colocar o seu ofício em prática.
  • E o pior de tudo é que nem sempre é fácil e instantâneo o grupo diretivo constatar que o profissional não está correspondendo ao esperado.
  • Os indicativos de que o professor é um problema podem vir gradualmente e de situações e momentos diferentes, então não ter acesso constante a informações que ajudem a construir o seu perfil em sala de aula é muito aflitivo.
  • E deve ser mesmo, afinal, a escola está deixando turmas de crianças e adolescentes em suas mãos.
Inovar e não estagnar a escola

Exemplos de atitudes de professor-problema

São várias as falhas que permitem identificar um professor-problema, mas elencamos algumas que consideramos as principais:

• quando não demonstra interesse em se aprimorar e qualificar na profissão;
  • quando manifesta sentimento de tédio e cansaço com o seu fazer diário;
  • quando não busca formas criativas de ensinar;
  • quando não considera (ou considera pouco) a realidade dos alunos, do País e do mundo ao elaborar e aplicar os planos de aula;
  • quando desconhece novas tecnologias e não as contempla no seu fazer diário em sala de aula;
  • quando é resistente às mudanças de ferramentas tecnológicas adotadas pela escola;
  • quando não é organizado com a lista de presenças e não faz anotações sobre o comportamento dos alunos e suas possíveis necessidades;
  • quando não registra com cuidado e detalhes as entregas (ou não entregas) de trabalhos e lições de casa;
  • quando não preenche com cuidado e detalhes a agenda escolar,
  • às vezes não se preocupam em escrever de forma gramaticalmente correta, clara, objetiva e cordial os recados e as observações aos pais;
  • quando não tem cuidado em aprofundar as avaliações dos alunos, deixando de considerar aspectos importantes para o desenvolvimento;
  • quando não é preocupado com os horários de ministrar medicações em alunos em tratamento ou em registrar adequadamente a hora e a dose ministrada;
  • quando não reporta aos pais e à equipe diretiva fatos envolvendo alunos e comportamentos considerados preocupantes ou até mesmo graves em sala de aula.

Como dissemos, a lista de características do professor-problema é longa.

Mas a boa notícia é que atualmente diretores dedicados, que priorizam a qualidade e são atentos a detalhes que diferenciam a sua escola já podem contar com uma grande aliada: a era digital!

Existem ferramentas, como softwares e aplicativos, que foram desenvolvidas exatamente para ajudá-los no gerenciamento das suas escolas como um todo, inclusive a identificar precocemente aquele professor-problema.

Bendita tecnologia!

Conheça mais!

Se você deseja conhecer melhor a nossa plataforma acesse: http://materiais.diarioescola.com.br//comparacaoappagenda

Agenda escolar digital, moderna e inteligente? É a nossa especialidade!

Entre aqui e saiba mais! https://diarioescola.com.br//2017/08/agenda-escolar-digital/

Veja mais publicações como essa em nosso blog: https://diarioescola.com.br//blog/