Negociar com pais inadimplentes

Dicas para negociar com pais inadimplentes

Negociar com pais inadimplentes

Negociar com inadimplentes: dicas para a gestão escolar

Assim comecei o blog post anterior, sobre a relevância pedagógica da negociação na escolanegociar faz parte do dia a dia das instituições de ensino. Com toda a certeza, essa afirmação continua válida sob a perspectiva da necessidade de negociar com pais inadimplentes.

De fato, negociar com pais inadimplentes é uma demanda da gestão escolar. Especialmente nessa época do ano letivo, no qual as instituições de ensino passam a alavancar e a otimizar os processos de matrículas e rematrículas, com vistas a 2022.

Sem dúvida, as campanhas de matrículas e rematrículas 2022 estão a todo o vapor. Afinal, todo gestor escolar sabe que trabalhar para reter alunos é garantir rematrículas em sua escola.

Da mesma forma, existe um outro importante foco das instituições de ensino para garantir o crescimento e a rentabilidade escolar, mesmo durante a pandemia. Além de reter, é de suma importância captar novos alunos com eficiência e rapidez.

Antes de negociar com pais inadimplentes

Por certo, a inadimplência escolar é um grave problema para as instituições de ensino.

Nesse sentido, os gestores deveriam fazer, pelo menos, seis questionamentos antes de chegar ao ponto de ter de negociar com pais inadimplentes:

SUA ESCOLA FEZ A TAREFA DE CASA: ENCANTAR OS PAIS DURANTE A PANDEMIA?

COMO EVITAR O AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA EM TEMPOS DE COVID-19

A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA DE SUA ESCOLA É UM FATOR DECISIVO PARA CAPTAR ALUNOS?

O REAJUSTE DA MENSALIDADE ESCOLAR 2022 FOI CONSIDERADO ADEQUADAMENTE?

VOCÊ JÁ TEM UM PLANO PARA AS MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS SEM AGLOMERAÇÃO?

SUA ESCOLA TEM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA OFERECER UMA EXPERIÊNCIA COMPLETA E SUPERIOR ÀS FAMÍLIAS E AOS ALUNOS?

A pandemia, inegavelmente, deixou em dificuldades financeiras boa parte das famílias e, por consequência, grande parte das instituições de ensino brasileiras.

A inadimplência escolar é uma sensível questão da gestão financeira dos colégios. Assim sendo, deve ser tratada com toda atenção e cuidado. Pois, o impacto de uma má gestão pode ser desastroso para as instituições de ensino.

Por isso, trago uma primeira superdica para auxiliar e facilitar a vida da gestão escolar ao negociar com pais inadimplentes: utilizar a tecnologia!

Na verdade, essa superdica de gestão financeira escolar vale por 12! Descubra os 12 motivos para aderir ao superApp Diário Escola Plus.

Você irá se surpreender, uma vez que o melhor super aplicativo de educação do Brasil coloca a gestão financeira, literalmente, na palma da mão dos gestores escolares.

Diálogo e empatia na hora de negociar

Acima de tudo, quando a inadimplência escolar já é um fato e você sabe que ela se deve à conjuntura nacional, o caminho é um só: negociar com pais inadimplentes.

Na hora de negociar com pais inadimplentes, para se chegar a bom termo, uma das melhores estratégias é buscar o diálogo e demonstrar empatia.

Afinal de contas, é uma questão para a qual existe um claro alinhamento de interesses: querer pagar e precisar receber.

E, quem negocia, sabe é uma precondição para estabelecer o melhor estilo de negociação de todos, o ganha-ganha.

Sobretudo, porque ambas as partes têm interesse em garantir vantagens e benefícios. Então, negociar com pais inadimplentes é uma oportunidade de chegar ao melhor acordo: bom para todos…

Negociar é preciso!

Sem dúvida, negociar com pais inadimplentes é uma prática e um processo necessários. Especialmente para a área administrativa e a gestão escolar.

Embora esse período de pandemia tenha colocado à prova a capacidade de negociação das escolas, negociar é preciso!

Decerto que flexibilizar será um verbo bastante utilizado. Contudo, mais do que quantitativamente, a abordagem qualitativa é a mais adequada e efetiva ao negociar com pais inadimplentes.

Isto é, buscar o melhor resultado possível ao negociar com pais inadimplentes é prioridade. Ou seja, receber o montante devido e manter o relacionamento e os alunos rematriculados, inegavelmente, é o objetivo dos gestores escolares.

Dessa forma, a saúde financeira de ambas as partes fica resguardada e o vínculo entre as escolas e as famílias é reforçado.

Além disso, negociar com pais inadimplentes pode significar a diminuição do número de estudantes que migram para a rede pública de ensino.

Comunicação para negociar com pais inadimplentes

Também já foi dito, mas vale repetir: negociar é um processo de comunicação. Negociar com pais inadimplentes, sobretudo hoje em dia, está mais fácil e rápido.

Afinal, o processo de transformação digital pelo qual o setor educacional e as escolas passaram nos últimos 10 anos, pelo menos, legou processos mais eficientes e alternativas tecnológicas inovadoras.

Gentileza e educação para negociar com pais inadimplentes

Por fim, uma última consideração sobre negociar com pais inadimplentes retoma a questão da empatia. Em primeiro lugar, porque, certamente, ficar devendo a mensalidade escolar nunca está nos planos das famílias.

Compreender que circunstâncias adversas à vontade de pais ou responsáveis levaram à inadimplência é o primeiro passo para estabelecer o cordial e assertivo diálogo que a situação requer.

No entanto, compreender não significa aceitar nem deixar para lá. Quanto antes esse movimento de comunicação e de interesse em oferecer soluções e alternativas possíveis para o pagamento da dívida for feito, melhor será.