notíciasDE 36

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Adaptação às aulas presenciais, máscaras nas escolas, ensino híbrido e avaliação escolar

O final do ano letivo 2021 se aproxima e a adaptação às aulas presenciais ainda é um dos assuntos “quentes” sobre educação no noticiário nacional.

Muitos são os ângulos e abordagens sobre o retorno às aulas presenciais. Contudo, na semana que passou, chamou atenção a obrigatoriedade do uso de máscaras por crianças a partir dos três anos de idade, nas instituições de ensino no Rio Grande do Sul.

Embora as aulas presenciais estejam sendo obrigatórias em cada vez mais localidades do País, o MEC reconhece que o ensino híbrido já é realidade no Brasil.

Por fim, dentre as pautas da imprensa nacional, os desafios da avaliação escolar em tempos de pandemia ganha natural relevância ao final do ano letivo.

Aproveite e veja alguns blog posts que já escrevi sobre esse tema para o superApp Diário Escola:

Xô, covid-19!

As variantes da covid-19 ainda preocupam as secretarias estaduais de Educação. Por isso, elas fortalecem a atenção aos protocolos sanitários em todo o Brasil.

A exigência e a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre classes e estudantes são regras fundamentais que devem ser observadas e cobradas por toda a comunidade escolar.

Saiba que é possível manter sua escola livre da covid-19.

Clique no botão abaixo, acesse o guia completo sobre biossegurança no ambiente escolar e mantenha sua escola segura com a gestão covid-19, a melhor forma para reter alunos e garantir rematrículas em sua escolaESCOLA LIVRE DA COVID-19 É POSSÍVEL, SIM!

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

G1

Mesmo com a permanência de atividades remotas para alunos que são do grupo de risco, o retorno das aulas presenciais já acontece gradativamente desde o início do ano em Santa Catarina e todo o Brasil.

G1

As secretarias de Saúde e da Educação publicaram uma portaria conjunta segundo a qual torna obrigatório o uso de máscara, “cobrindo nariz e boca e ajustado perfeitamente ao rosto”, por estudantes de todas as instituições de ensino do Rio Grande do Sul.

Jovem Pan

As atividades online nas escolas durante a pandemia ajudaram a quebrar resistências e o sistema híbrido deve ganhar força nos próximos anos. Os educadores destacam que, sem as aulas remotas, as diferenças de aprendizado seriam ainda maiores.

Nova Escola

Nos últimos meses, escolas iniciaram o retorno presencial, após longo período de ensino remoto e híbrido; avaliações devem mostrar caminhos para recuperar as defasagens.

Porvir

Evasão de jovens do ensino médio pode causar distorções no Ideb, índice que mostra apenas a situação daqueles que estão matriculados. Além disso, diferenças regionais e sociais podem se acentuar devido a desigualdades no acesso ao ensino a distância.

Nova Escola

Como sempre o tempo ganha asas e nos damos conta que o ano está chegando ao fim. No entanto ainda é possível rever e repensar práticas e aprendizagens que estejam pendentes.

São Paulo para crianças

Acompanhar o crescimento de uma criança é estar atento e celebrar cada nova conquista, sejam os primeiros passos, as primeiras palavras faladas e escritas, a identificação de cores e objetos, entre tantas outras grandes e pequenas descobertas que compõem o dia a dia de um ser humano em desenvolvimento.