fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Comunicação contra a inadimplência escolar

Comunicação contra a inadimplência escolar

A comunicação contra a inadimplência escolar é uma poderosa aliada das instituições de ensino e da gestão escolar.

No entanto, esforços de gestão para uma solução e um acordo que permitam a continuidade da relação de prestação de serviço educacional entre as escolas e as famílias, normalmente, são realizados apenas às vésperas do final do ano letivo. 


Por que isso ocorre com tanta frequência nas escolas particulares?

A inadimplência escolar, de fato, atrapalha a gestão escolar e as instituições de ensino durante o ano todo. Não seria mais interessante atuar para equacionar esse grave problema durante todo o ano, também?

 

A comunicação contra a inadimplência escolar

Mesmo hoje em dia, com toda a tecnologia disponível, a grande desculpa tem sido, inesperadamente, a falta ou problemas de comunicação.

O que convenhamos, não é admissível. Especialmente depois da experiência da pandemia de covid-19, quando as escolas tiveram de se reinventar e alocar alternativas e múltiplas soluções para a comunicação entre professores e estudantes, escolas e famílias.

Afinal de contas, as escolas particulares investiram em tecnologia e inovação para continuarem abertas e escolarizando. A princípio, de forma totalmente remota e, depois, mesclando as modalidades de ensino remota e presencial. A saber, o famoso ensino híbrido.

Na prática, depois da pandemia, as instituições de ensino incorporaram, de vez, a tecnologia como meio, canal e ferramenta indispensável aos processos de ensino-aprendizagem.

Então, não parece justificável que a falta de pagamento ou o atraso das mensalidades escolares não possa ser administrado no decorrer do ano. Sobretudo, porque a tecnologia permite uma gestão da comunicação muito efetiva contra a inadimplência escolar.

Comunicação contra a inadimplência escolar

Tecnologia para a gestão da comunicação contra a inadimplência escolar

Comunique-se, sempre! Estabelecer e manter a proximidade entre a escola e as famílias é essencial para a educação. Do mesmo modo, é um tipo de relacionamento análogo ao estilo de negociação sobre o qual já falamos em blog post anterior:

O fato é que, por exemplo, a tecnologia de um superApp de educação e gestão como o Diário Escola dá conta de diminuir os índices de inadimplência escolar:

Além disso, para além da questão da inadimplência escolar, uma boa gestão da comunicação é imprescindível a todos os processos escolares e educacionais.

Comunicação contra a inadimplência escolar

5 dicas para utilizar a gestão da comunicação contra a inadimplência escolar

Continue a leitura e descubra o super aplicativo educacional permite uma boa e efetiva gestão da comunicação contra a inadimplência escolar, por meio da tecnologia e das múltiplas soluções do Diário Escola.

 

1. Atrair e captar novos alunos

A gestão escolar tem obrigação de conhecer seu público-alvo.

Então, na hora de planejar e realizar as campanhas de matrículas e rematrículas, deve-se evitar perfis inadequados. Isto é, investir na atração de estudantes com capacidade financeira de suportar as mensalidades escolares de sua instituição de ensino.

 

2. Monitorar e controlar a inadimplência escolar

A gestão escolar é responsável pela execução e controle de práticas e processos que levem à minimização da inadimplência escolar.

Para tanto, deve lançar mão de tecnologias que, principalmente, permitam máxima eficiência, eficácia e efetividade de processos. Em outras palavras, deve gerir a comunicação contra a inadimplência escolar para, por exemplo, identificar os pais e responsáveis inadimplentes e tomar as providências adequadas.

Comunicação contra a inadimplência escolar

3. Comunicar ajuda a evitar a inadimplência escolar

A comunicação contra a inadimplência escolar é ainda mais efetiva quando sua gestão é ativa.

Supereficiente, o superApp Diário Escola identifica, informa e oferece soluções e alternativas efetivas que permitem aos inadimplentes cumprir com suas obrigações financeiras para com a escola.

Assim, diretamente em seus celulares, pais e responsáveis recebem lembretes e alertas sobre a inadimplência. Automaticamente, após identificar o atraso no pagamento da mensalidade escolar, o superApp Diário Escola prova a efetividade da gestão da comunicação contra a inadimplência escolar.

 

4. Cobrar e receber de forma prática e ágil as mensalidades escolares

A gestão da comunicação contra a inadimplência escolar com o superApp Diário Escola é efetiva na hora de cobrar e receber as mensalidades escolares.

Assim, além de cobrar, o superApp da educação também disponibiliza às famílias a oportunidade de realizar o pagamento diretamente pelo celular, em seu módulo Financeiro.

Surpreendentemente, o superApp Diário Escola oferece agilidade máxima, pois está sempre com pais e responsáveis, diretamente em seus smartphones.

 

5. Negocie, sempre!

Negociar com pais inadimplentes, de fato, é uma demanda da gestão escolar. E o superApp Diário Escola contribui, por meio de suas múltiplas soluções e tecnologia para aproximar e conectar escolas e famílias.

Afinal de contas, a pior dívida é aquela não recebida. Nesse sentido, mantenha sempre aberto um canal de comunicação e negociação.

Negociar sempre e utilizar a comunicação contra a inadimplência escolar é a melhor alternativa para se chegar à um acordo possível e consensual.

Também, flexibilizar o pagamento é uma alternativa a ser estudada para diminuir os montantes em atraso. Mesmo que seja de forma dilatada e estendida, de acordo com as possibilidades dos inadimplentes.

Enfim, a gestão escolar deve oferecer meios para que as dívidas não se acumulem e para viabilizar o pagamento, de forma adequada e justa.

Múltiplas soluções, um superApp de educação e gestão

A gestão da comunicação contra a inadimplência escolar é melhor com a tecnologia

Sem dúvida, a inadimplência escolar é um grave problema para as instituições de ensino.

Por isso, trago uma última superdica para auxiliar e facilitar a vida da gestão escolar ao negociar com pais inadimplentes: utilize a tecnologia!

Você irá se surpreender, uma vez que o melhor super aplicativo de educação do Brasil coloca a gestão financeira, literalmente, na palma da mão dos gestores escolares.

Por fim, com extrema praticidade e agilidade na gestão da comunicação contra a inadimplência escolar, o superApp Diário Escola entrega a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão.

Múltiplas soluções, um superApp!

O superApp Diário Escola, com suas múltiplas soluções, viabiliza o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para uma melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar